https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2015/10/prefeitura-de-Cuiabá.jpg

IPTU

Contribuintes podem emitir guia do IPTU 2016 pela internet

Divulgação

Os contribuintes proprietários de imóveis territoriais em Cuiabá, ou aqueles que ainda não receberam os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2016, devem emitir a guia de pagamento pelo site do IPTU. O prazo para vencimento da Cota Única e da primeira parcela do imposto é no dia 30 de março.

Ao todo, R$ 224 milhões foram lançados a 249 mil imóveis territoriais e prediais na capital. Neste ano, o valor do IPTU foi atualizado monetariamente em 9,93%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Já as alíquotas permaneceram as mesmas do início da gestão Mauro Mendes, sendo 0,4% no caso de Imposto Predial e 2% de Imposto Territorial.

De acordo com o secretário de Fazenda, Pascoal Santullo Neto, é muito importante que o contribuinte busque junto ao município a sua guia de pagamento para fazer jus ao desconto concedido. São 12% de desconto para os contribuintes sem débito de IPTU em anos anteriores e 8% de desconto aos contribuintes com débito de qualquer exercício anterior. Esses descontos são válidos somente em caso de pagamento realizado à vista, na Cota Única.

Já os contribuintes que optarem pelo pagamento parcelado poderão pagar o imposto em oito parcelas mensais e consecutivas, finalizando no mês de outubro. “Os Correios iniciaram a entrega dos carnês logo no início deste mês de março, mas pode haver casos de contribuintes que ainda não receberam esse carnê. Então, para ele não perder o desconto de 12%, ele pode ir ao site do IPTU e retirar a guia”, explica.

Para a emissão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) pela internet, o contribuinte deverá ter em mãos o número de inscrição do imóvel cadastrado na Central de Cadastro Imobiliário, acessar o site do IPTU e clicar no ícone “Emissão de Guias”.

Outra opção é retirar o documento em uma das lojas de atendimento ao cidadão (LAC), no Palácio Alencastro, ou na loja da Regional Sul, localizada na rodovia Palmiro Paes de Barros, S/N, bairro Vista Alegre.  Além disso, pode procurar a Procuradoria Fiscal localizada na rua Pedro Celestino, nº 34, na Praça Alencastro.

Veja Mais

Um comentário em “Contribuintes podem emitir guia do IPTU 2016 pela internet”

  1. ademir disse:

    agnelo, aqui no santa terezinha 2 estao cobrando iptu do ano 2013,mas as casas so entregaram em 2014,nos ajude junto a prefeitura.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *