
DA REDAÇÃO
redacao@matogrossomais.com.br

Nesta quarta-feira (23), gestores, delegados, oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, Politec e demais representantes das unidades que compõem as Regiões Integradas de Segurança Pública de Cuiabá e Várzea Grande (Risp 1 e 2) tiveram uma reunião de detalhamento e discussão das ações cotidianas e estratégicas da Política Estadual de Segurança Pública.
O encontro aconteceu no auditório do Quartel Comando Geral da Polícia Militar, onde o secretário-adjunto de Integração Operacional, coronel PM Joelson Sampaio, apresentou um ‘Raio X’ da Segurança e o planejamento 2016-2019.
O plano segue três diretrizes: Integração, Regionalização e Gestão Eficiente, subdivididas em sete eixos (Reconstrução do Sistema de Segurança Pública, Inteligência, Repressão Qualificada, Prevenção Qualificada, Segurança Digital, Segurança Cidadã e Gestão por Resultados).
O eixo da ‘Reconstrução do Sistema de Segurança Pública’, por exemplo, prevê investimentos em bases policiais móveis, aquisição de viaturas compatíveis com as necessidades do policiamento de cada região e a recomposição do efetivo das instituições do sistema da Segurança.
O coronel Sampaio observou que viaturas compatíveis e aumento do efetivo são melhorias que já estão em curso. Este ano, citou, somente na Polícia Militar ingressaram 1.300 novos policiais (soldados). Para a Polícia Judiciária Civil foram nomeados 495, sendo 458 investigadores e 37 escrivães.
Reuniões similares a essa foram realizadas nas Risp de Sinop, Cáceres e Pontes e Lacerda. O objetivo como explicou Sampaio, é fazer com que os integrantes das forças policiais se sintam inseridos e valorizados pela Política de Segurança. E ainda, quando questionados, saíbam falar sobre a política de governo na prevenção e repressão imediata à criminalidade.