
MÍDIANEWS- JAD LARANJEIRA
redacao@matogrossomais.com.br

Cine Araújo do Shopping Pantanal, na Avenida Rubens de Mendonça, foi interditado temporariamente na tarde desta quinta-feira (24), pelo Procon Municipal de Cuiabá e Delegacia Especializada do Consumidor (Decon).
O cinema foi interditado por 24 horas por venda casada, o que fere o Código de Defesa do Consumidor.
O Código estabelece que a prática é um crime contra as relações de consumo.
O estabelecimento é acusado de não deixar os consumidores entrarem com alimentos e produtos adquiridos em outras lojas do shopping.
No local, ainda foram encontrados produtos vencidos que estavam a venda.
Segundo a delegada titular da Delegacia do Consumidor, Ana Feldner, o cinema já havia sido avisado anteriormente para cumprir com as adequações, de acordo com a legislação.
“Nós já havíamos comunicado os três cinemas de Cuiabá há seis meses para se adequassem à lei. Todos aceitaram. No entanto, o único que não se adequou foi o Cine Araújo”, disse.
A delegada ainda informou que os consumidores que já compraram ingressos pela internet podem ir até o cinema e pegar o dinheiro de volta.
“Nós deixamos apenas um guichê aberto para aquelas pessoas que já compraram ingressos anteriormente, pela internet ou mais cedo, possam vir e receber o reembolso pela compra”, informou a delegada.
A policial ainda ressalta que o cinema permanecerá fechado por 24 horas, mesmo que o estabelecimento se comprometa a se adequar antes do prazo terminar.
Venda casada
A venda casada é uma prática comercial em que um produto é vendido condicionado a outro.
Isso vale também para serviço e para os momentos em que há uma limitação de quantidade sem justa causa.
A prática é muito usual e fere o Código de Defesa do Consumidor (CDC), pois o consumidor deve ter uma ampla liberdade de escolha do que deseja adquirir.
estão de parabéns isso mesmo orgulho.