LOCAL ARROMBADO

Prefeitura de Cuiabá ‘arromba’ empresa para combater mosquito da dengue

Um ferro velho localizado na região do bairro Dom Aquino foi alvo da força tarefa da Prefeitura de Cuiabá na tarde desta quinta-feira (24).

O espaço foi arrombado a fim de eliminar inúmeros focos do mosquito Aedes aegypti, encontrados em carcaças de veículos abandonados, pneus e outros equipamentos descartados no terreno.

“Já havíamos fiscalizado o espaço há cerca de 20 dias e desde então estamos tentando encontrar o responsável pelo imóvel, a fim de aplicar as punições necessárias. Estamos enfrentando uma situação de extrema delicadeza no país e na Capital e é inadmissível ainda nos depararmos com tamanho descaso como este. Estamos no final do período chuvoso e os riscos permanecem eminentes. A Prefeitura continua trabalhando arduamente para orientar e coibir o aumento de casos de dengue, zika e febre chikungunya, mas precisamos do apoio dos moradores e comerciantes locais para que a eficácia dos nossos esforços seja permanente”, revelou Érico Cesar de Arruda, diretor de fiscalização da Secretaria Municipal de Ordem Pública.

Antes de dar início à ação no ferro velho, a Pasta de Ordem Pública constatou por meio de seu sistema interno a situação do terreno.

Devido às grades de proteção e muro em torno da área, não fora possível identificar a gravidade do problema de forma tradicional, por meio de visitas in loco.

Após um alinhamento estratégico, a força tarefa, formada por membros da Vigilância Sanitária, Secretarias Municipais de Saúde e de Ordem Pública e Polícia Militar, foi ao local, com o objetivo de impedir que a proliferação se estenda durante o feriado de Páscoa.

“Da região leste, o bairro Dom Aquino apresenta o índice mais alto de incidência de focos do mosquito Aedes aegypti e todo cuidado é pouco. Frequentemente alertamos a comunidade, mas o que vemos aqui é estarrecedor. Estamos diante de uma situação de pleno abandono, onde o próprio dono do imóvel (morador próximo, segundo vizinhos) sequer se importa com sua saúde. Já vi grandes quantidades de larvas aqui e conforme fazemos a vistoria no terreno, nossa equipe dispara jatos de veneno para tentar controlar a situação. O que enfrentamos hoje prova que a população precisa continuar vigilante, fazendo sua parte diariamente”, disse Selma Cristina, agente de saúde.

Para garantir a segurança da ação e dos servidores, a Polícia Militar fez o acompanhamento de todo o procedimento no local.

Segundo a soldada Flávia Souza do Nascimento, “ainda que um decreto federal confira plenos poderes para os municípios realizarem arrombamentos em prol da saúde da população, é comum enfrentarmos entraves com proprietários. Mas a medida não pode ser interrompida e é nosso papel nos certificarmos disso”.

Para que o proprietário do imóvel possa responder pelo atual quadro de seu ferro velho, a Prefeitura de Cuiabá fará o monitoramento na região para encontra-lo. Quando localizado, serão tomadas todas as medidas judiciais conforme o grau da irregularidade.

Veja Mais

Um comentário em “Prefeitura de Cuiabá ‘arromba’ empresa para combater mosquito da dengue”

  1. Preocupadissimo disse:

    Quando é que vão invadir o Detran, bem como os depositos de carros apreendidos nas derf’s? Ali também a coisa está feia, assim como o entorno da UFMT. Só propaganda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *