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DENÚNCIA DE CONSUMIDOR

Procon Cuiabá apreende 60 produtos vencidos nas Americanas do CPA I

Reprodução

O Procon Cuiabá apreendeu 60 produtos vencidos durante fiscalização às Lojas Americanas do bairro CPA I, nesta sexta-feira (01).

A ação partiu de uma denúncia realizada nesta quinta-feira (31) por meio do aplicativo do órgão.

Segundo o denunciante, o estabelecimento apresentava irregularidades como ausência de precificação de produtos e descumprimento da lei que garante o pleno funcionamento dos caixas em horário de pico. Após a apuração do problema, a fiscalização de rotina, através do Check List, constatou a presença dos alimentos vencidos.

“Fomos ao estabelecimento a fim de apurar uma determinada denúncia e ao longo do nosso procedimento de rotina fomos surpreendidos pelo descaso do local em relação ao controle de qualidade de seus alimentos. Encontramos lanches com o prazo de validade expirado há cerca de um mês. É inadmissível que uma empresa de grande porte, como as Lojas Americanas, ainda enfrente este tipo de problema, que afeta diretamente o consumidor”, afirmou Carlos Rafael Carvalho, diretor-executivo do Procon Municipal.

Dentre os produtos vencidos foram encontrados biscoitos salgados, bolachas cobertas com chocolate, batatinhas salgadas e mini bolos, frequentemente consumidos por crianças.

Para Carlos Rafael, manter alimentos dessa natureza fora do prazo de validade é ainda mais grave, principalmente pelo fato de serem comprados regularmente como lanches para o público infantil.

“Salgadinhos e bolachas costumam ser o tipo de comida que muitos pais compram para seus filhos levar para a escola e as consequências do consumo de produtos vencidos há tanto tempo podem ser mais severas para os mais novos, considerando que seu organismo é um pouco mais sensível. Independente disso, a empresa precisa estar ciente de suas responsabilidades perante o cidadão, que hoje está mais atento e não aceita ter seus direitos como consumidor desrespeitados. Um estabelecimento que não se atem aos princípios básicos de qualidade de serviço está fadado a perder clientes e ser absorvido pelo mercado”, contou.

Após a constatação da irregularidade, foi lavrado o Auto de Infração e a rede de Lojas Americanas foi notificada e pode ser multada.

A empresa possui o prazo de 10 dias para apresentar sua defesa e então será definido se haverá ou não a multa e qual o seu valor, que varia conforme a gravidade da situação.

As denúncias podem ser feitas na unidade do Procon Municipal, pelos telefones: 151 e 156 ou através de smartphones, pelo aplicativo Procon Cuiabá, disponível nas plataformas Android e IOS.

Foto: Ilustração

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