https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2016/04/Jogos-Paralímpicos-em-Natal-2.jpg

INCLUSÃO

Comitê Paralímpico dará cursos nos Jogos Escolares em Mato Grosso

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) vai ministrar cursos de capacitação para técnicos e professores de Educação Física.

Os cursos irão ocorrer durante as 10 etapas regionais dos Jogos Escolares da Juventude em Mato Grosso.

O objetivo é que os profissionais aprendam a trabalhar a prática de esportes com pessoas com deficiência.

Os cursos foram viabilizados a pedido da Superintendência de Políticas Esportivas Especiais da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT).  O CPB fará capacitação nas modalidades paralímpicas como: goalball, atletismo, natação e tênis de mesa.

Conforme o coordenador Esportivo da Diversidade da Seduc, Luiz Tamba, os cursos fazem parte do projeto Esporte Sem Limites, que tem como objetivo criar uma cultura de prática esportiva entre as pessoas com deficiência. Nessa lógica, os Jogos Escolares é um evento estratégico para disseminar o paradesporto em Mato Grosso.

O primeiro curso de capacitação do CPB ocorrerá no próximo dia 15, na primeira etapa regional dos Jogos Escolares, que será realizada em Paranatinga. “Junto da capacitação, o Esporte Sem Limites fará apresentação das modalidades de paradesporto ao público de uma forma geral”, destacou Tamba.

Ele detalhou que nas regionais dos Jogos Escolares, os estudantes vão participar de pequenas competições de esportes adaptados.

No tênis de mesa, por exemplo, os alunos vão jogar as partidas com um dos braços amarrados.

“A ideia é que eles tenham uma noção do que é ser uma pessoa com deficiência e também mostrar que sim: é possível que essa pessoa pratique um esporte de alto rendimento”, enfatizou Tamba.

Além disso, o Esporte sem Limites terá apresentações de música e esportes radicais.

Nas apresentações, os esportes radicais serão praticados por pessoas com algum tipo de deficiência. Serão amostras de patins, skate e bike cross. Na parte música haverá apresentação do músico Caio Espíndola, o “Billy Brown”, inventor da guitarra de cocho.

Comitê Paralímpico

Além dos cursos de capacitação, a diretoria do CPB fará palestras em Cuiabá no dia 13 de abril, dois dias antes dos Jogos Escolares da Juventude em Paranatinga.

As palestras vão ocorrer, na parte da manhã, no Palácio Paiaguás (sede do Governo do Estado), no salão nobre Clóves Vetoratto. A comissão do CPB ainda fará uma visita ao governador Pedro Taques.

No mesmo dia, na parte da tarde, os diretores do Comitê Paralímpico Brasileiro farão uma visita ao Centro Oficial de Treinamento da Barra do Pari (COT), em Várzea Grande.  O espaço está sendo adaptado para a prática de esportes paralímpicos.

 

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *