https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2016/04/ESCOLA.jpg

ANIVERSÁRIO DE CUIABÁ

Prefeitura homenageia Dante de Oliveira com nome de CMEI no Três Barras

Um local seguro, alegre e acolhedor, onde os pais poderão ter tranquilidade para deixar seus filhos. É essa a característica dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), que estão sendo entregues pela Prefeitura de Cuiabá.

No mês em que se comemora os 297 anos da capital mato-grossense a população cuiabana será presenteada com oito unidades como essa, que vão atender 240 crianças com idade de 0 a 5 anos.

O primeiro CMEI entregue, no pacote de oito unidades, foi o do bairro Três Barras, que homenageia o ex-prefeito Dante Martins de Oliveira.

Esta unidade de ensino foi entregue pelo prefeito Mauro Mendes na noite dessa terça-feira (05) em uma cerimônia que contou com a presença de boa parte da família do homenageado, entre eles a mãe, dona Maria Benedita Martins de Oliveira, e o vereador Leonardo Oliveira, sobrinho de Dante.

“Não poderíamos deixar de homenagear um dos mais ilustre e respeitados políticos desse estado. Um cuiabano que teve uma brilhante trajetória política e que foi um exemplo para o Estado, deixando seu nome marcado na história desse país”, destacou o prefeito Mauro Mendes.

Mauro Mendes destacou ainda outras obras que também serão entregues durante a programação do aniversário de Cuiabá e outras inauguradas até o final do ano.

“Temos muitas outras obras para serem concluídas ainda este ano, entre elas 21 CMEIs até o final da nossa gestão. Sempre acreditei que com um trabalho sério e honesto era possível mudar muita coisa nessa cidade e é isso que estamos fazendo”, disse o prefeito.

O vereador Leonardo Oliveira agradeceu ao prefeito Mauro Mendes pela homenagem e afirmou que a família ficou muito lisonjeada com a escolha do nome de Dante para uma unidade de ensino.

“O prefeito acertou em colocar o nome do Dante nesse CMEI, pois ele foi um homem que sempre se dedicou e acreditava na melhoria da educação. Um cuiabano que dedicou mais de 30 anos da sua vida à política e que sempre nos orgulhou pelo seu trabalho”, observou o vereador.

Conforme a secretária municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, o maior patrimônio que se pode oferecer a criança é uma educação de qualidade e isso o município de Cuiabá está fazendo.

“Estamos entregando para essa comunidade um local bonito e acolhedor, que vai oferecer às crianças possibilidades de desenvovler competências e a garantia de um futuro melhor”, disse a secretária.

Para a diretora da unidade de ensino, Dulcinéia Tomás de Aquino, o CMEI é um local que tem a estrutura necessária e adequada para que os profissionais da educação consigam desenvolver um trabalho de qualidade.

“Essa comunidade é merecedora desse presente, e mesmo sendo um bairro pequeno, o CMEI vai atender e abrigar crianças de toda essa região”, disse a diretora.

Muitas mães prestigiaram a cerimônia de entrega do CMEI. Elas queriam conhecer de perto a unidade de ensino que vai atender as crianças da região.

Gislene Gamarra Santos é operadora de caixa, mas está sem trabalhar para se dedicar aos cuidados do filho que hoje está com cinco meses, mas agora com um CMEI novinho e bem pertinho da sua casa ela vai tentar uma vaga e voltar a trabalhar.

“Ele é lindo e superou todas as minhas expectativas, ele é bem melhor do que eu imaginava”, disse Gislene.

É tudo maravilho, perfeito. Estou impressionada com tudo, mas o berçário foi o que mais me chamou a atenção, principalmente pelo capricho da decoração e a preocupação por cada detalhe, com os brinquedos adequados e apropriados para cada faixa etária da criança”, disse a recepcionista Cristiane Ferreira da Conceição, mãe de uma menina de um ano.

Cada CMEI possui seis salas pedagógicas e dois berçários, cozinha, lactário, sala de leitura, refeitório, playground, além da área administrativa, distribuídos em uma área total construída de 1,3 mil metros quadrados.

Os recursos para a construção das unidades são oriundos do Governo Federal, com contrapartida da Prefeitura de Cuiabá.

Participaram da cerimônia de inauguração vereadores, secretários, secretários adjuntos, líderes comunitários e profissionais da educação.

Homenagem

Filho de Sebastião de Oliveira e Maria Benedita Martins de Oliveira, Dante Martins de Oliveira nasceu em Cuiabá em 1952.

Engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro entrou para a política em 1976, quando disputou sua primeira eleição para vereador por Cuiabá, mas sem êxito.

Dois anos mais tarde, em 1978 foi eleito para deputado estadual. Em 1982 foi eleito deputado federal e no ano seguinte apresenta emenda constitucional, que resultou na campanha das Diretas Já.

Foi eleito prefeito de Cuiabá por dois mandatos, em 1985 e em 1992. Em 1986, durante seu primeiro mandato a prefeito de Cuiabá, se afastou para assumir o Ministério da Reforma Agrária do governo José Sarney.

Foi eleito governador do Estado por dois mandatos (em 1994 e 1998). Deixou o cargo de governador em 2002, quando tentou sem sucesso uma vaga no senado.

Dante de Oliveira faleceu em 2006, aos 54 anos, vítima de uma pneumonia agravada pela diabetes. Deixou viúva a ex-deputada federal Thelma de Oliveira.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *