https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2016/03/tre.jpg

É BEM MT

Aplicativo “Onde voto?” desenvolvido pelo TRE-MT será usado em todo o país

Reprodução

O aplicativo “Onde voto?”, desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) para ajudar o eleitor a localizar seu local de votação, teve 20 mil acessos e 11 mil download nas Eleições 2014, ano em que foi implantado.

O uso da ferramenta se mostrou tão eficaz que o Tribunal Superior Eleitoral solicitou ao TRE-MT que crie e disponibilize uma versão do aplicativo para uso nacional nas eleições deste ano.

O aplicativo foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TRE-MT.

Os trabalhos foram liderados pelo servidor Jorge Luis Bublitz. Trata-se de um mobile (App) para Android que pode ser baixado gratuitamente pela “Play Store” e que permite ao eleitor obter informações sobre o local de votação, seção e endereço.

Para acessar os dados, basta digitar o número da inscrição eleitoral.

Além disso, o aplicativo traça uma rota do ponto onde se encontra o eleitor no momento da consulta até o local de votação.

O secretário de tecnologia da informação do TRE-MT, Ailton Lopes, destaca a importância de compartilhar com outros tribunais regionais eleitorais produtos tecnológicos bem-sucedidas.

“Os usuários/eleitores do “Onde voto?” avaliaram o aplicativo em 4 estrelas, no total de 5. As avaliações “negativas” foram feitas por usuários de outros Estados, que tentaram usar o aplicativo sem sucesso. Eles precisavam da informação e agora isso será possível, pois iremos criar, disponibilizar o aplicativo para os demais TREs”.

Além do TRE-MT, os tribunais eleitorais do Acre, Espírito Santo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, São Paulo e Tocantins criaram, em eleições anteriores, aplicativos de sucesso, os quais também serão disponibilizados para os outros tribunais.

Essa ação faz parte do Projeto JEMobile, desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral e que entre seus objetivos prevê o compartilhamento entre os tribunais, de experiências tecnológicas eficazes e úteis aos eleitores.

“O TSE demonstra reconhecimento a todas inovações na área da tecnologia que contribuem para o fortalecimento da Justiça Eleitoral, no que se refere ao acesso e transparência das informações. Estamos orgulhosos do aplicativo “Onde voto?”  por ter sido selecionado no Projeto JEMobile”, ressaltou Ailto Lopes.

Ideia de criar “Onde voto?” surgiu em 2012

Nas Eleições de 2012, a Ouvidoria do TRE-MT recebeu quase 4 mil ligações e, desse montante, 95% eram de eleitores querendo informações sobre o local de votação.

Para reduzir essa demanda, a STI criou em 2014 o aplicativo “Onde voto?”. A iniciativa virou referência nacional.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *