
DIÁRIO DE CUIABÁ
redacao@matogrossomais.com.br

Maluf: suspensão de investigação contra servidores efetivos da Assembleia Legislativa
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Guilherme Maluf (PSDB) assumiu ontem (22) a chefia do Executivo estadual.
Isto porque o governador Pedro Taques (PSDB) e o vice Carlos Fávaro (PSD) participam da Caravana da Integração que pretende fortalecer a relação comercial e turística com os países vizinhos.
A transferência do cargo foi realizada no último Quartel da PM em território mato-grossense, localizado na fronteira entre Cáceres e o município boliviano de San Matías. Maluf ficará à frente do governo até o dia 27 de abril.
Visto que alguns deputados do parlamento estadual já vinham reclamando que nem 5% das emendas parlamentares impositivas haviam sido liberados, uma das primeiras ações de Guilherme Maluf como governador será a realização de uma reunião com os deputados estaduais, no Palácio Paiaguás, para definir quais serão os rumos do problema.
“Na terça-feira, juntamente com os deputados, nós vamos estabelecer um calendário de liberação das emendas parlamentares”, disse Maluf ao Diário.
A reunião, que acontece na próxima terça-feira (26), tem objetivo de estabelecer um cronograma para liberação das emendas impositivas, que, segundo consta, estão “emperradas”.
Segundo a Constituição, emenda parlamentar é o instrumento que o
Congresso Nacional possui para participar da elaboração do orçamento anual.
Os parlamentares, por meio das emendas, buscam o aperfeiçoamento de propostas encaminhadas pelo Poder Executivo, visando a uma melhor distribuição dos recursos públicos.
Maluf pretende também buscar recursos para o lançamento das obras de duplicação da Avenida Filinto Müller, em Várzea Grande.
Além de anunciar o projeto de revitalização do Parque Mãe Bonifácia, na capital.
Maluf pretende também dar continuidade ao trabalho do governador Pedro Taques.
Caravana da Integração
A ideia de criar a Caravana da Integração foi apresentada por Taques ao governador de Santa Cruz (Bolívia), Ruben Costas Aguilera, em novembro de 2015.
A assessoria de Assuntos Internacionais do Governo de Mato Grosso informa que o trabalho da Caravana se propõe a concretizar políticas públicas conjuntas entre os membros do bloco econômico Zicosur.
A transmissão do cargo foi o último ato do governador no território mato-grossense. Depois, o governador iniciou o roteiro de viagens da Caravana.
Ao longo do percurso da Caravana serão firmados, nos diferentes países, acordos de cooperação e integração com os governos subnacionais do Centro-Oeste Sul-americano.
E, chegando ao Pacífico, será possível conhecer os portos chilenos e peruanos. (Com assessoria)