https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2015/09/ASSEMBLEIA-LEGISLATIVA-FOTO-e1519160096972.jpg

INVESTIGAÇÃO

CPI dos Frigoríficos da AL recebe documentações das empresas

Fablício Rodrigues

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Frigoríficos recebeu na manhã dessa terça-feira (10), as respostas dos requerimentos encaminhados às empresas e órgãos públicos com informações para serem analisadas pela equipe técnica e também pelos deputados que compõe a Comissão.

Após analisar a documentação, o presidente da CPI, deputado Ondanir Bortolini (PSD), Nininho garantiu que algumas empresas serão novamente notificadas para encaminhar os dados que ainda faltam no relatório.

O presidente da CPI também lembrou que a Comissão fará reuniões em  seis cidades polos do Estado, o que, em sua avaliação irá contribuir diretamente para a conclusão dos  trabalhos, “principalmente porque iremos ouvir as bases, onde há diretamente os problemas envolvendo os frigoríficos”, afirmou Nininho.

Após divulgar as empresas que colaboraram na entrega dos documentos, o relator da CPI, deputado José Domingos Fraga (PSD), pediu providências quanto à Associação Nacional dos Confinamentos (Assocon) para busca e apreensão na documentação solicitada que atenda os interesses da equipe técnica da Comissão.

“Eles não enviaram números dos confinadores alegando que seja confidencial, mas, vamos pedir novamente, e caso não sejamos atendidos, a CPI tem prerrogativa de busca e apreensão nessas documentações”, revelou Zé Domingos.

A Assocon tem sede em Goiânia e trabalha para representar os confinadores junto aos órgãos públicos e privados, em defesa dos interesses do grupo e do sistema de produção.

Na reunião de hoje, a CPI recebeu por intermédio do Instituto de Defesa Agropecuária do estado de Mato Grosso (Indea), o relatório contendo relação nominal e quantidade das empresas frigoríficas de abate de bovinos, que possuem Serviço sob Inspeção Municipal (SIM) com seus respectivos CNPJ, nos últimos dez anos.

A próxima reunião programada para o dia 17 deste mês, apenas a equipe técnica e os deputados vão participar internamente para debaterem assuntos referentes à reunião especial do dia 20 deste mês na Câmara Municipal de Mirassol do Oeste.

Para este encontro foram convocados prefeitos e presidentes das Câmaras Municipais dos municípios de: Mirassol do Oeste (Elias Mendes Leal e Sérgio dos Santos, respectivamente); São José dos Quatro Marcos (Carlos Roberto Bianchi e Renilson Senhorinho); de Cáceres (Francis Maris Cruz e Márcio de Lacerda);Pontes e Lacerda (Donizete do Nascimento e Pedro Vieira), além dos produtores rurais Amarildo Merotti e João Oliveira Gouveia.

Também foram convocados o diretor do frigorifico MT Bovino de Mirassol do Oeste, Roberto César dos Santos e o diretor do frigorifico JBS de São José dos Quatro Marcos JBS, Marcelo Zanata.

A reunião que acontecerá em Mirassol do Oeste é a primeira de seis programadas para o interior, que tem na sequência: Nova Xavantina, Sinop, Juara, Alta Floresta e Rondonópolis.

Além do presidente Nininho, e do relator da CPI, deputado José Domingos Fraga (PSD), também participaram da reunião desta terça-feira, os deputados Eduardo Botelho (PSB) e Pedro Satélite (PSD).

 

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *