https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2015/09/MAURO-MENDES.jpg

350 ATENDIMENTO/DIA

Mauro Mendes entrega UPA Sul e atendimento começa a partir de 27 de junho

Mato Grosso Mais

Prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB). Foto: Mato Grosso Mais

O setor de saúde pública de Cuiabá ganha mais um importante impulso.

Nesta quinta-feira (09), às 9 horas, o prefeito Mauro Mendes (PSB), o governador Pedro Taques (PSDB) e o secretário municipal de Saúde, Ary Soares de Souza Junior, inauguram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul.

Na terça-feira (07), o prefeito da capital esteve no local fazendo a última inspeção, antes da inauguração.

A previsão é que a população comece ser atendida na nova unidade a partir do dia 27 de junho.

Localizada no bairro Pascoal Ramos, a unidade vai atender a demanda da região Sul da capital, com aproximadamente 33 bairros e 104 localidades, e uma população de cerca de 150 mil habitantes além de outras regiões e até mesmo municípios da Baixada Cuiabana, como Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço.

A UPA Sul, com 1.527 metros quadrados de área construída, em um terreno de 4,5 mil metros quadrados, foi orçada em R$ 3,1 milhões de recursos  do Ministério da Saúde e da Prefeitura de Cuiabá.

As unidades de pronto atendimento funcionam 24 horas, sete dias por semana e resolvem grande parte das urgências e emergências como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Possuem de 13 a 20 leitos de observação e capacidade para atender até 350 pacientes por dia.

A UPA porte 3 – modelo das unidades que estão sendo construídas em Cuiabá -, pode abranger uma região de 200 até 300 mil habitantes,  e tem capacidade para fazer pequenas cirurgias, além de serviços de raios-X, eletrocardiografia, pediatria e laboratório de exames.

As UPA’s fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.

Além da UPA Sul, que está sendo inaugurada, a Prefeitura de Cuiabá também está construindo a UPA Oeste, no bairro Verdão/Cidade Alta, onde antes funcionava o terminal atacadista. Orçada em R$ 4,9 milhões, sua previsão de entrega é dezembro deste ano e a UPA Leste, localizada no bairro Jardim Leblon, em fase final de licitação.

Tanto a UPA Norte,  localizada no bairro Morada do Ouro II,  já em funcionamento desde junho de 2013, como a UPA Sul, a Oeste e a Leste seguem o modelo  padrão de arquitetura do Porte 3, conforme determinação do Ministério da Saúde.

O secretário de Saúde de Cuiabá, Ary Soares Júnior lembrou que a obra, assim outras entregues na gestão Mauro Mendes como a  do moderno Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá, o Hospital Municipal São Benedito, a  Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá e a construção do novo Pronto Socorro, além da priorização da Atenção Básica são fundamentais para que a rede pública de Saúde possa oferecer um serviço de qualidade à população.

De acordo com Ary Soares, quando as quatro UPA’s estiverem funcionando a capacidade de atendimento da rede pública em Cuiabá será de 1 milhão de pessoas, contribuindo de forma expressiva para desafogar as filas em outras unidades de saúde.

“As UPA’s representam um novo modelo de atendimento. Nossa prioridade além de organizar e fortalecer a atenção básica é organizar os atendimentos de baixa complexidade e regulação. Quando isso acontece, todo o sistema funciona melhor e com mais qualidade”, explicou.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *