LICITAÇÃO DE PUBLICIDADE

Agência que tenta barrar licitação do Governo de MT é acusada de cometer plágio, diz comissão

A comissão responsável pela licitação para contratação de empresas de publicidade, que atenderão ao Governo do Estado, afirmou que a Genius Publicidade, que entrou na Justiça para tentar barrar o processo, foi desclassificada do certame por apesentar “peças publicitárias plagiadas“.

O juiz Agamenon Alcântara Moreno Júnior acatou um pedido da Genius, na útlima terça-feira (14), e suspendeu a concorrência pública. A empresa alegou falta de oportunidade do contraditório e ampla defesapara a sua desclassificação.

A licitação está sendo coordenada pelo Gabinete de Estado de Comunicação. Segundo a comissão, a peça apresentadada pela Genius chamou a atenção pela semelhança com outra peça, desenvolvida para a Mercedes-Benz em 2015.

“Tal qual a campanha da montadora de automóveis, criada pela agência alemã Lukas Lindermann Rosinski, o conceito da Genius baseava-se em um personagem segurando nas mãos um mapa feito de vidro e um cenário em perspectiva”, disse a comissão.

Conforme o processo administrativo que decidiu pela desclassificação da empresa, não somente uma peça foi considerada plagiada, o que poderia ter gerado uma penalização, mas todo o conceito da campanha foi plagiado.

“É fato que a Genius não se limitou a imitar peças isoladas da campanha, mas todo o conceito desenvolvido anteriormente pela campanha da Mercedes-Benz. A falsa atribuição de autoria, cujo intuito é se passar por autêntico, compromete a credibilidadedo processo, que tem sido levado com extrema transparência e idoneidade”, afirmou trecho do processo administrativo.

Segundo a comissão, a Genius copiou todos os elementos da empresa alemã, como a ideia central, a distribuição dos elementos, o cenário e até mesmo a postura do personagem. No processo administrativo, a comissão apontou que, seguindo as regras do edital, foi concedido todo o espaço para defesa da empresa, contudo as provas de plágio foram consideradas irrefutáveis.

Imagens da campanha da Mercedes-Benz e da Genius:

genius

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *