https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2016/08/CINE-TEATRO.jpg

REINAUGURAÇÃO

Cine Teatro abre as portas nesta quarta com intensa programação cultural

Divulgação

O Cine Teatro Cuiabá reabre as portas ao público em uma noite de festa, nesta quarta-feira (03.08).

A cerimônia tem início às 19h e contará com a presença do governador do Estado, Pedro Taques (PSDB), o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho, e demais autoridades, além da classe artística. Às 20h ocorre a apresentação da peça Romeu e Julieta, com a Cia. de Teatro Cena Onze.

Após a reabertura oficial haverá uma intensa programação cultural, até o dia 30 de agosto, com apresentações de grupos e artistas regionais e ingresso social (doação de alimentos), que pode ser trocado na bilheteria do CTC, diariamente, das 14h às 20h.

A Associação Cultural Cena Onze, selecionada por edital de chamamento público para gerir o espaço, ofertará atividades culturais e educativas, incluindo uma escola permanente de artes cênicas, em parceria com a SP Escola de Teatro.

“Além de ser um espaço de difusão artística, o Cine Teatro será também um centro de formação nas artes do palco. Teremos em Mato Grosso a experiência de um dos mais importantes centros de formação nas artes do palco do país, a SP Escola de Teatro, para a oferta de cursos profissionalizantes continuados nas áreas de dramaturgia, sonoplastia, iluminação, cenografia, figurino, produção e direção, além de cursos e oficinas de curta duração em diversas áreas”, ressalta o secretário Leandro Carvalho.

A proposta apresentada pela Associação Cultural Cena Onze, Organização da Sociedade Civil (OSC) selecionada por meio de chamamento público, prevê ainda a retomada do espaço como cinema, apresentando conteúdos especiais e não acessíveis no circuito comercial.

“A programação a ser desenvolvida entre setembro e dezembro deste ano se dará em duas modalidades: fomento, com diárias reduzidas, especialmente voltada a artistas e produtores em atuação no Estado; e sustentabilidade, para empresas e instituições diversas, com valores mais altos, com o objetivo de gerar receita para a manutenção e desenvolvimento do próprio Cine Teatro. Toda receita obtida deverá ser revertida em ações do próprio equipamento, de acordo com o Termo de Colaboração firmado entre as partes”, acrescentou o secretário.

Fechado desde dezembro de 2014, o Cine Teatro passou por revisão das instalações elétricas, hidráulicas e de ar condicionado, internet, prevenção e combate a incêndio, piso, cadeiras e também recebeu nova pintura interna e externa.

Inaugurado em 1942 e tombado como Patrimônio Cultural do estado em 1984, o CTC integra os equipamentos culturais localizados na região central que estão sendo revitalizados para integrar o Conexões Culturais, um projeto de valorização do conjunto patrimonial do Centro Histórico.

Propostas

Estão abertas, até o dia 20 de agosto, as inscrições para o edital de seleção de propostas para a utilização do Cine Teatro Cuiabá no período entre 1º de setembro a 18 de dezembro de 2016.

A participação é aberta a artistas, produtores e profissionais da cultura, pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos.

Os proponentes devem estar obrigatoriamente cadastrados na plataforma de mapeamento Mapas (www.mapas.mt.gov.br) e as propostas devem ser feitas mediante envio de informações para o e-mail pautacineteatrocuiaba@gmail.com. A inscrição é gratuita.

As iniciativas serão avaliadas pela Comissão de Avaliação Técnica, composta por representantes da Associação Cultural Cena Onze, Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) e representantes de grupos setoriais instituídos pela SEC.

Os critérios levados em conta na avaliação são mérito artístico, diversidade temática e estética, proposta de contrapartida, capacidade técnica e operacional e interesse público.

O resultado será divulgado no dia 26 de agosto, nos sites da SEC e da instituição gestora do CTC.

Programação de agosto

03/08, às 20h

Um dos clássicos do dramaturgo inglês William Shakespeare, Romeu e Julieta ganha nova versão.

É uma história de amor, mas também de risos, em que quase todos os personagens são clowns, exceto os protagonistas apaixonados.

A peça é concebida como uma história infantil, onde cavaleiros, damas, príncipes e princesas desengonçados vivem numa Verona imaginária, com suas histórias sendo narradas pelas fadas.

O ingresso para este espetáculo são dois quilos de alimento, que podem ser trocados na bilheteria do CTC, terça-feira (02.08), a partir das 14h.

03/08

Neste dia será aberta a exposição fotográfica Os Cinco Elementos do Cerrado, de Tchélo Figueiredo.

O projeto apresenta um olhar diferenciado para a diversidade dos elementos regionais e as tramas representativas da cultura, agronegócio e riquezas naturais de Mato Grosso.

A exposição está aberta à visitação até o dia 31 de agosto, de terça a domingo, das 8h às 18h, com entrada gratuita.

04/08, às 20h

De Carlos Ferreira, Homem do Barranco é um poema dramático que conta histórias de um povoado ribeirinho que constrói suas vidas a partir do barro e da cerâmica, remonta as vivências cotidianas e, por meio da narrativa, expõe suas crenças, mitos, lembranças e paixões.

A entrada são dois quilos de alimento que podem ser trocados na bilheteria do CTC a partir das 14h.

05/08, às 20h

A dupla de humoristas Nico e Lau apresenta Perdeu Playboy. Tudo começa quando os dois amigos resolvem discutir o relacionamento entre um homem e uma mulher.

Piadas, músicas, performances e interatividade estão garantidos. No final, uma surpresa está reservada ao público, que ficará sabendo porque Lau é contra o casamento.

06/08, às 20h

O grupo Flor Ribeirinha leva para o palco do CTC o espetáculo de dança Nandaia, uma homenagem às manifestações tradicionais como o cururu e siriri.

Haverá a participação especial de dançarinas do Ópera Ballet e da cantora Ana Rafaela.

07/08, às 19h

Com poesias de Marilza Ribeiro, a Confraria dos Atores apresenta “As aves e os poetas ainda cantam”, e promove um encontro entre a literatura e a música de Karola Nunes. Várias formas de arte se unem para cantar o ser e o tempo, gritar contra as injustiças, excitar a alma e o corpo.

10/08, às 20h

Dois personagens famintos passam seu tempo fazendo planos para gastar os “milhões” em dinheiro que terão quando ganharem na loteria. Este é o mote de Cidade dos Outros, que a Cia. Pessoal de Teatro leva para a programação.

11/08, às 19h

A contadora de histórias Alicce Oliveira apresenta Contos de Princesas Africanas, uma homenagem às princesas negras, heroínas africanas que vivem aventuras em reinos distantes.

12/08, às 20h

Simba é o protagonista de O Rei Leão, encenado pela Cia. de Teatro Fato. A superprodução voltada para o público infantil também agrada aos espectadores adultos.

13/08, às 20h

O ator e diretor teatral Sandro Lucose dá vida a 14 personagens em Peer Gynt – O imperador de si mesmo, clássico teatral norueguês de Henrik Ibsen que conta a história de um homem aventureiro e sonhador.

19 a 21/08, às 20h

Concertos da Orquestra do Estado de Mato Grosso.

23/08, às 19h

As peripécias de dois palhaços que celebram a vida acreditando que todos nasceram para a felicidade e fazem disso uma grande aventura. Palhaçando, do Grupo Tibanaré, promete encantar e divertir crianças e adultos.

26 a 28/08, às 20h

Os atores do grupo Cena Onze voltam a encenar o espetáculo Romeu e Julieta.

30/08, às 20h

A Cia Entrevia leva para o Cine Teatro “O Gato de botas e os pequis de ouro contra Jill e Lulanilda”, uma livre adaptação do clássico Gato de Botas que valoriza a cultura regional com elementos da gastronomia, pontos turísticos e um pouco da história de Mato Grosso.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *