https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2016/03/tre.jpg

CIDADANIA

32 mil mesários receberão treinamento do TRE de Mato Grosso para eleições 2016

Reprodução

Os quase 32 mil eleitores de Mato Grosso convocados para trabalhar como mesários nas eleições municipais 2016, receberão treinamento para o exercício de suas funções no dia do pleito, a partir desta segunda-feira (29/08). As capacitações podem ser presenciais ou à distância (online).

Em Mato Grosso há 60 zonas eleitorais, tendo cada uma a responsabilidade de convocar e treinar os colaboradores (mesários, coordenadores, secretários de prédio, entre outros), que irão atuar nos locais de votação de sua circunscrição.

Também compete a cada juízo eleitoral decidir qual será a forma utilizada para realizar a capacitação, presencial ou à distância.

O treinamento online é exclusivo para mesários convocados, conforme artigo 98 da Lei nº 9.504/1997 e artigo 177 da Resolução TSE nº 23.456/2016. O ambiente virtual oferece capacitação para eleições com ou sem biometria.

Após a conclusão de todas as aulas e exercícios, o mesário recebe uma declaração atestando sua participação no curso, seja presencial ou à distância.

Esse documento garante aos participantes a dispensa do serviço (público ou privado), sem prejuízo de salário, vencimento ou qualquer outra vantagem, por dois dias.

A 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá irá realizar o treinamento online com os colaboradores que vão atuar como segundo mesário.

“Optamos por fazer o treinamento presencial com os presidentes e aqueles que vão trabalhar como primeiro mesário, e secretários das mesas receptoras de votos. Os demais receberão a capacitação na modalidade à distância. Também poderão utilizar deste mecanismo os convocados para treinamento presencial que não puderem comparecer por motivos justificáveis”, explicou a chefe do cartório eleitoral, Gilvana Martins.

Ela destaca que o treinamento online está sendo muito bem aceito pelos mesários. “O curso presencial exige que o mesário compareça ao local do treinamento no dia e horário marcados. Não há muita autonomia. Já o online permite que se capacitem nos horários que lhes seja mais favorável e, sendo assim, eles estão aderindo bem a essa modalidade de capacitação”.

No curso, os mesários aprendem a importância de suas funções, as ações que devem desempenhar, quais as posturas éticas esperadas, como agir em casos de conflitos no interior da seção eleitoral e como garantir a acessibilidade visual, auditiva, física e de votação a todos os eleitores. Também são trabalhados temas como montagem da seção; sigilo do voto; procedimentos como identificação e habilitação do eleitor; identificação híbrida do eleitor; e situações especiais.

Convocada para atuar como segundo mesário, Ediele da Silva Almeida, 20 anos, irá realizar o treinamento online.

Ela vai trabalhar pela primeira vez nas eleições deste ano e garante que o curso é completo, didático e de fácil compreensão.

“A capacitação tem o conteúdo escrito e em vídeo. Temos acesso a todas as informações necessárias para o desempenho de nossas funções. Além disso, o curso online facilitou minha vida, pois tenho outras atribuições e, assim, posso gerenciar meus horários de treinamento”.

Para participar do curso online, o mesário deve acessar o link: http://www.tse.jus.br/eleitor/mesario/treinamento-canal-do-mesario.

Se ainda não tem cadastro no ambiente virtual de aprendizagem é necessário criar o usuário e a senha.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *