
GAZETA DIGITAL
redacao@matogrossomais.com.br

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TER-MT) acaba de encerrar a recontagem dos votos de Valdir Barranco (PT), que disputou as eleições de 2014 para deputado estadual.
Na totalização, Barranco obteve 19.227 votos. O número de votos assegura a ele o mandato de deputado estadual em substituição ao coronel reformado da PM, Pery Taborelli (PSC).
Com 18.526 votos, Taborelli cai para a primeira suplência. A diplomação do petista será na próxima sexta-feira (16) e a posse na Assembleia Legislativa na semana que vem.
“Estamos cumprindo uma ordem do Tribunal Superior, foi o que fizemos. De resto, cumprimos como manda a resolução”, afirmou o desembargador Luís Ferreira da Silva, Corregedor Regional Eleitoral, ao final sessão.
A diplomação apenas ao final da semana é por força regimental. “Tanto a nossa resolução (TRE-MT) quanto a do TSE, dizem que uma vez aprovada a proposta de retotalização de votos, que foi o que ocorreu, o processo fica aguardando na secretaria por 3 dias para que quem quiser, os interessados, impugnar. Passado esse trido, não vindo, vamos homologar o resultado e o relatório, aí emitimos o diploma”, explica o desembargador Luís Ferreira da Silva, Corregedor Regional Eleitoral.
Não se pode dizer que o quadro irá mudar, caso alguém recorra, conforme o magistrado. “Pela experiência que a gente tem, qualquer recurso que, porventura for deduzido, não tem efeito suspensivo. E como tal, sexta-feira certamente vamos emitir o diploma de Valdir Barranco”, afirma o corregedor.
Barranco avalia esse julgamento como Justiça sendo feito. Ele conversou com a reportagem do GD. Comentou como foram os 2 anos que não exerceu o mandato e expectativas para os próximos 2.