https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2015/11/NILSON-LEITÃO.jpg

EM PERÍODO DE ELEIÇÃO

Leitão apresenta projeto para proibir divulgação de pesquisa eleitoral

Divulgação

O deputado federal Nilson Leitão (PSDB/MT), protocolou nesta segunda-feira (10), o Projeto de Lei 6260 de 2016, que acrescenta o parágrafo 6º ao art. 33 da Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, que “estabelece normas para as eleições”, para vedar a divulgação de pesquisas eleitorais em todo o período eleitoral.

O parlamentar justificou que a divergência entre os dados apontados em algumas pesquisas eleitorais e o resultado das urnas tem sido constatada com grande frequência nos últimos pleitos.

“Os órgãos de imprensa dão conta da ocorrência de uma infinidade de casos em que pesquisas divulgadas pouco antes da eleição impactaram favorável ou desfavoravelmente determinadas candidaturas, influenciando fortemente ou mesmo alterando o resultado previamente delineado em outras sondagens”, ponderou Leitão.

A falta de tempo hábil para questionar e, se necessário, impugnar junto ao Juízo Eleitoral o registro ou divulgação das pesquisas que por ventura descumpram a “Lei das Eleições”, completam o quadro desfavorável.

“Os efeitos nefastos que as ocorrências causam para a legitimidade do processo eleitoral não podem e não devem ser admitidos por nosso ordenamento jurídico”, concluiu o parlamentar.

O texto aguarda despacho da Mesa Diretora para envio às Comissões Permanentes onde será analisado e discutido pelos deputados.

Veja Mais

5 comentários em “Leitão apresenta projeto para proibir divulgação de pesquisa eleitoral”

  1. Edezio de Lima Filho disse:

    mais aguardo explicaçao sobre a vira volta, que tipo de fórmula é essa que foi usada na pesquisa. obrigado pelo espaço que me foi concedido. Santo Afonso somos todos nos e vamos que vamos pois temos certeza que Xiru fará uma administraçao com ótimos resultados.

  2. Edezio de Lima Filho disse:

    positivo em Santo Afonso , O Diario da Serra de Tangara da Serra que nao vende nem um exemplar no referido municipio, realizou uma pesquina perto das eleiçoes dizendo que o atual prefeito de Santo Afonso estava com 54% de itencoes de votos e seu adversario trinta e pouco, resultado final vitoria do Xiru como explicar que ele conseguiu aumentar vinte e pouco por cento em poucos dias o que foi provado foi que quem realmente estava na frente era Xiru que foi eleito derrubando o rei do gado pesquisa falsa mais o povo nao caiu nessa valeu Santo Afonso, valeu Xiru.

    1. Edezio de Lima Filho disse:

      o proprio entrevistador falou que so dava joabe entao o que aconteceu?

      1. Edezio de Lima Filho disse:

        o povo de Santo Afonso aguarda uma explicaçao sobre o resultado da pesquisa

        1. Edezio de Lima Filho disse:

          moderaçao em relaçao a pesquisa falsa se é para o bem de todos retiro as palavras de pesquisa falsa o importante agora é o desenvolvimento do nosso querido municipio bora la Xiru

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *