
DA REDAÇÃO
redacao@matogrossomais.com.br

O assessor do presidente Michel Temer, recebeu nesta quarta-feira (25) uma carta com sugestão de possíveis nomes para ocupar a vaga do ministro Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal (STF).
A carta foi elaborada por um grupo de representantes formado por 44 movimentos sociais, juristas e membros da sociedade civil.
Teori morreu no último dia 19, vítima de um acidente aéreo em Paraty (RJ). Ele era o relator da Operação Lava Jato na Corte.
Os nomes sugeridos pelo grupo são:
- Fausto De Sanctis (desembargador federal);
- Hélio Egydio De Matos Nogueira (juiz federal);
- Humberto Bergmann Ávila (advogado);
- Ives Gandra Martins Filho (presidente do Tribunal Superior do Trabalho);
- João Batista Gomes Moreira (professo de Direito);
- Júlio Marcelo de Oliveira (procurador do Ministério Público);
- Roberto Delmanto Júnior (advogado);
- Roberto Livianu (promotor).
- Após mais de duas horas de espera no Palácio do Planalto, o grupo foi recebido por um dos assessores especiais de Temer, Rodrigo Rocha Loures.Após a entrega da carta, a porta-voz do movimento Nas Ruas, Carla Zambelli, disse que a intenção do grupo é sugerir nomes que apoiem a Lava Jato, sejam apartidárias e que preencham os requisitos para assumir o cargo de ministro do STF.
“Esperamos que, com essa carta, ele [Temer] possa entender qual o tipo de perfil do próximo ministro do STF. Mais importante do que isso, a carta vem em um momento em que a sociedade discute os critérios de indicação ao STF”, defendeu.
Além dos nomes sugeridos, os movimentos citaram no documento nomes que não desejariam ver no STF, como o do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, da Advogada-Geral da União, Grace Mendonça, e do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luis Felipe Salomão. Na avaliação do grupo, os três são “excessivamente partidários”.
Com informações G1
Foto: Reprodução