Sema amplia acesso a acervo de biblioteca setorial

O acervo da biblioteca setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) será disponibilizado para o público em geral com o remanejamento dos livros, mapas e estudos científicos para instituições que possam expor e disponibilizar os materiais aos cidadãos mato-grossenses. A proposta foi desenhada a partir da constatação de que o acervo está subutilizado, uma vez que a estrutura física da biblioteca está no interior da sede da Secretaria, limitando a visita da população.

De acordo com o relatório de produtividade, em 2017 foram realizados 250 atendimentos aos públicos externo e interno, enquanto em 2018 foram 312 visitas, menos de um atendimento por dia.

Diante do cenário, o acervo de fotos e vídeos sobre o Pantanal, doados pelo cineasta sueco Arne Sucksdorff, serão encaminhados à Assembleia Legislativa de Mato Grosso para compor exposições públicas do artista já realizadas pela Casa. O Instituto Memória do Poder Legislativo foi escolhido pela Embaixada sueca para ser curador de um acervo do cineasta, ator, fotógrafo e pesquisador europeu.

“Com o recebimento do acervo da Sema poderemos enriquecer o acervo do cineasta que temos aqui para criação de exposições e para elaboração de um catálogo, assim como fizemos com o acervo que temos do Marechal Rondon”, projeta a superintendente o Instituto Memória, Mara Regina Visnadi.

Os processos que contêm relatórios de EIA-Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) seguirão disponíveis no Gerência de Arquivo Setorial da Sema para consulta pública. Já os mapas serão disponibilizados para instituições de ensino. A gestão da Sema identificou que as cartografias poderão ser melhor aproveitadas por estudantes e pesquisadores, uma vez que a própria Secretaria utiliza apenas os serviços digitais disponíveis nas bases georreferenciadas. Os livros técnicos utilizados pelos servidores para consulta serão distribuídos entre as superintendências para melhor aproveitamento do conteúdo.

As demais publicações e o endereço de consulta 24 horas (PHL) serão disponibilizados à Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer para que esta faça o gerenciamento do acervo e defina a melhor estratégia de disponibilização do material. Representantes da pasta estão trabalhando em conjunto com a Sema com o compromisso de democratizar o acesso aos materiais que compõem o acervo.

“Estamos trabalhando arduamente para entregar resultados cada vez melhores à população mato-grossense e essa reestruturação integra o pacote de medidas para melhorar a eficiência da Secretaria utilizando-se de menos recursos”, explica a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti. Atualmente, a biblioteca apresenta um custo anual de cerca de R$ 1 milhão entre salários, energia, água e despesas administrativas. Os servidores atualmente lotados na Biblioteca são altamente qualificados, com ensino superior, pós-graduação e até mesmo doutorado, e serão alocados em novas funções igualmente importantes para prestação de serviços ao cidadão.

A atual estrutura física do local irá abrigar os técnicos que serão contratados para validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Em janeiro de 2019, o Governo de Mato Grosso, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Segurança Pública, firmou com o Ministério Público do Estado (MPE) Termo de Compromisso Ambiental (TCA) para regularização ambiental dos imóveis rurais do Estado.

O plano de ações propositivas prevê melhorias no Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar), melhorias nos procedimentos de análise, ampliação no quadro de analistas e estabelece um cronograma para análise e validação dos registros.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *