Temer volta para SP em avião de empresário delatado por Silval

Valdinei Mauro de Souza, dono da Maney Mineração Casa de Pedra Ltda, afirmou que o avião bimotor King Air 350,com prefixo PT-WAC, que levou o ex-presidente da República, Michel Temer (MDB), para São Paaulo logo após ter deixado a prisão no Rio de Janeiro, foi vendido para o governador de Brasília, Ibaneis Rocha (MDB). Porém, a aeronave segue no nome do empresário de Mato Grosso.

Em nota, o empresário diz que a transação ocorreu em janeiro e o processo de transferência estaria em andamento. O GDpublicou nesta segunda-feira (25) que a aeronave pertencia a FMS Investimentos E Participacoes Ltda, que tem o empresário como sócio-proprietário. A reportagem também verificou que o avião ainda se encontra no nome da empresa.

Valdinei diz que o pedido de transferência inclusive já foi interposto junto a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). “Sem assim, não possui mais nenhum tipo de vínculo com a aeronave e está sendo vítima de informações levianas”, diz trecho da nota.

Já em relação ao fato de ter sido citado na delação do ex-governador Silval Barbosa, o empresário diz que o fato só ocorreu “por já ter sido sócio do empresário Mauro Mendes e não por ter participado de qualquer trama criminosa que tenha sido deflagrada pelo grupo de Silval”, diz outro trecho da nota.

“Esclarece ainda que não é alvo de nenhuma investigação por envolvimento em negócios espúrios com Silval e acredita nos órgãos de investigação e no Poder Judiciário, bem como na verdade que sempre vem à tona”, completa.

Delação

Valdinei Mauro de Souza é citado na delação de Silval Barbosa. Em depoimento ao MPF, o ex-governador disse que comprou junto com o empresário uma fazenda em Nossa Senhora do Livramento (distante 38 km Cuiabá), onde funcionava um garimpo de ouro, no valor de R$ 20 milhões. Além de uma aeronave avaliada em R$ 4,8 milhões, cuja metade deste valor foi pago com dinheiro de propina.

Nos dois casos, Silval cita as palavras “sócio” e “sociedade” para se referir ao grupo empresarial liderado por Valdinei.

No anexo 60 da delação, Silval diz que, entre 2012 e 2013, intercedeu a compra da área de garimpo, conhecida como Fazenda Ajuricaba.O então governador foi até Goiânia conversar com o proprietário da terra, Aníbal Crosara Júnior.

Ficou acertado, à época, que o grupo teria “prioridade” na compra. Em troca, a empresa de Aníbal, a Construtora Emsa, também teria prioridade em negócios com o governo de Mato Grosso. A terra ficaria no nome dos empresários Valdinei de Souza e Wanderley Torres, assim como do ex-secretário de Estado, José Lacerda, e de Antônio Barbosa, irmão de Silval.

No depoimento, o ex-governador detalha que a parte de seu irmão, 25%, também lhe beneficiava. Diz ainda que Valdinei de Souza ficaria com 50%, Wanderley Torres com 20% e José Lacerda com 5%.

Ouro

No ano passado, o jornal A Gazeta revelou que Valdinei de Souza foi a pessoa que mais retirou ouro em Mato Grosso. Na reportagem, o jornalista Lázaro Thor Borges traz dados da Agência Nacional de Mineração (ANM), que registraram que o empresário conseguiu extrair 104,15 Kg de ouro em minas de Cuiabá. Em outro garimpo, em Poconé, que tem só Valdinei como responsável, foram retirados 46,62 Kg do minério.

Veja a nota na íntegra:

Diante das notícias veiculadas na imprensa dando conta de que o ex-presidente da República, Michel Temer foi para São Paulo em um avião do empresário do ramo de mineração, Valdinei Mauro de Souza, após deixar a prisão no Rio de Janeiro, este vem a público esclarecer que: 
1) Já foi proprietário da aeronave citada na reportagem e esta foi vendida, no mês de janeiro passado, para o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do mesmo partido de Temer, MDB. 

2) O pedido de transferência inclusive já foi interposto junto a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), conforme documento em anexo. Sem assim, não possui mais nenhum tipo de vínculo com a aeronave e está sendo vítima de informações levianas. 

3) Quanto ao fato de nas reportagens frisarem que foi delatado no acordo de colaboração feito pelo ex-governador Silval Barbosa (MDB), o empresário esclarece que houve a citação de seu nome, por já ter sido sócio do empresário Mauro Mendes e não por ter participado de qualquer trama criminosa que tenha sido deflagrada pelo grupo de Silval.

4) Esclarece ainda que não é alvo de nenhuma investigação por envolvimento em negócios espúrios com Silval e acredita nos órgãos de investigação e no Poder Judiciário, bem como na verdade que sempre vem à tona.

5) No mais, lamenta o uso de seu nome de forma inverídica ou sem a busca pela verdade dos fatos, já que informações desse cunho não servem para informar, mas para denegrir a imagem de um empresário que há cerca de 30 anos atua no ramo de mineração e gera emprego e renda a muitas famílias não só em Mato Grosso, mas em todo o Brasil. 

Valdinei Mauro de Souza Empresário

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *