Sema orienta sobre busca do CAR federal

Os produtores que necessitarem do número do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no sistema federal (Sicar) podem encontrar o dado nos sistemas de consulta pública da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (sema-MT). O número do cadastro federal é um dos pré-requisitos para que o produtor rural tenha acesso a crédito seguindo as normas do Código Florestal Brasileiro.

Para encontrar o número, o produtor deve acessar o site na Sema  e no menu lateral direito pousar o cursor na imagem CAR-MT e clicar em Simcar Público. Na nova tela, o usuário poderá pesquisar o número utilizando o CPF do proprietário, o CNPJ da empresa ou ainda o número de recibo do CAR estadual, o Simcar. Localizado o registro, o produtor deve clicar no quadrado azul ao lado de “Download do Demonstrativo de Cadastro” para baixar o arquivo em pdf onde consta o número do recibo federal na segunda linha conforme figura abaixo.

A ferramenta de pesquisa atende aos produtores que já corrigiram o cadastro federal para o Simcar ou que fizeram o cadastro diretamente na plataforma estadual. Os produtores que fizeram o cadastro diretamente no Sicar antes de 13 de abril de 2017 e não retificaram no Simcar podem encontrar os dados no item “Consulta CAR APF” também no mesmo menu de busca do Simcar Público.

No entanto, a Sema alerta que os produtores têm até 31 de julho deste ano para retificar os Cadastros Ambientais Rurais (CAR) no sistema mato-grossense (Simcar) conforme Decreto 03/2019. “É muito importante que os produtores façam as correções necessárias dentro deste novo prazo, garantindo a adesão ao Programa de Regularização Ambiental e manutenção dos benefícios previstos no novo Código Florestal Brasileiro”, reforça a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti. De acordo com a gestora, não será feita nova prorrogação para que os registros sejam corrigidos.

Sincronização

A Sema, representada pela secretária Mauren, iniciou no mês de abril uma série de tratativas com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) para zerar a fila de cadastros inscritos no Simcar que aguardam sincronização com o sistema federal. A equipe responsável pelo Sicar esteve em Cuiabá nesta quarta-feira (07) e afirmou que dos 13 mil cadastros que aguardavam a sincronização mais de 11 mil já foram recebidos no cadastro federal e tiveram a integração finalizada.

Reunidos em uma força-tarefa, as equipes de tecnologia da informação da Sema e do SFB estão trabalhando juntas na sede da Secretaria em Cuiabá para sanar os erros e finalizar a sincronização, ainda esta semana, dos 1516 cadastros que aguardam o número federal. Vencida esta etapa, o grupo de trabalho irá se dedicar a encontrar soluções para outras falhas no sistema como falhas na comunicação e duplicidades.

Serviço 

– Acesse o site da Sema (www.sema.mt.gov.br)

– Pouse o cursor no Banner CAR-MT no menu lateral direito

– Clique em Simcar Público para cadastros feitos a partir de 14 de abril de 2017. Para cadastros feitos até 13 de abril em 2017, clique em Consulta CAR APF

No Simcar Público (https://monitoramento.sema.mt.gov.br/simcar/tecnico.app/publico/car), utilize o CPF, CNPJ ou número do cadastro estadual e faça o download do demonstrativo

Cheque o número do Sicar (cadastro federal) na linha “Número do Recibo Federal”

Na consulta CAR APF (http://monitoramento.sema.mt.gov.br/simcarconsulta/app/) a busca é feita pelo CNPJ/CPF

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *