Prontuários médicos do PS são jogados em avenida

Prontuários de pacientes do Pronto-Socorro de Cuiabá foram jogados no cruzamentos entre a Avenida Historiador Rubens de Mendonça e a Avenida Miguel Sutil. A denúncia é do professor aposentado Paulo Fanaia, 58, que flagrou os documentos datados com o mês maio deste ano espalhados pela via na manhã desta quinta-feira (16).

“Eu tirei fotografia na ida da caminhada e na volta eu coloquei tudo em uma sacola de 20 litros. Era muita coisa. Estava tudo molhado por conta do sereno, então coloquei para secar. Tinha muito, fora o que já tinha rodado com o vento e estavam espalhados pela rua”, disse.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina, o prazo mínimo para preservação dos prontuários médicos em suporte de papel é de 20 anos. Ainda, deve-se aplicar critérios para preservação definitiva de documentos que apresentem informações relevantes do ponto de vista médico-científico, histórico e social.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que esta não é uma prática comum e que deve verificar o ocorrido e tomar as providências cabíveis.

Veja a nota na íntegra: 

“Em relação aos prontuários do Pronto Socorro achados na rua, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa: 

– Este tipo de descarte não é uma prática da SMS; 

-Após a alta do paciente do Pronto Socorro, o prontuário fica arquivado entre 15 e 20 anos; 

-A Secretaria Municipal de Saúde vai verificar o ocorrido e tomar as providências cabíveis.”

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *