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PRÓ-FERROVIA

Autoridades se reúnem para discutir a expansão da Ferrovia Senador Vuolo

Reprodução

Necessária para o desenvolvimento dos municípios do Vale do Rio Cuiabá – localizados na baixada cuiabana –, a Fecomércio-MT recebeu nesta segunda-feira (27), o senador Jayme Campos (DEM)) e representantes dos demais senadores da bancada de Mato Grosso; os deputados federais José Medeiros (PODE) e Dr. Leonardo (SOLIDARIEDADE); o secretário de estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), Cesar Miranda; o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro (PSD); e demais autoridades da iniciativa privada que compõe o Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, presidido por Francisco Vuolo, para participarem da reunião que tratou da expansão ferroviária ligando Rondonópolis a Cuiabá até a região norte do estado.

O vice-presidente da Fecomércio-MT, Manoel Procópio, dirigiu a reunião e afirmou que o trabalho está sendo realizado em conjunto com as entidades que compões o Fórum. “Está união tem o foco na concretização da ferrovia até o norte do estado, que foi deixada de lado anteriormente. Agora, estamos reunindo aqui todas as autoridades públicas para sensibilizá-los sobre a importância desse modal no desenvolvimento da capital e municípios vizinhos, tanto para o agronegócio, quanto para as indústrias e comércio em geral”.

Para o presidente do Fórum, uma malha ferroviária se faz necessária para o desenvolvimento do estado, ligando de Norte a Sul e de Leste a Oeste. “Os trilhos que levam até o terminal ferroviário de Rondonópolis precisam avançar e atingir Cuiabá e ir para o norte do estado. Para isso acontecer, precisamos do envolvimento da classe política e sua integração com o setor produtivo para dar celeridade neste projeto”, disse Francisco Vuolo.

Sobre o andamento do projeto para a sua ampliação, Vuolo explicou que precisa haver, primeiramente, a renovação da concessão da empresa Rumo com o trecho da Malha Paulista, no Estado de São Paulo, principal corredor de exportação do país, ligando Rondonópolis ao Porto de Santos (SP). O segundo passo é o estudo de viabilidade da expansão da ferrovia até a região norte. “A Rumo já apresentou, no ano passado, interesse nesta ampliação e prevê um investimento de R$ 6 bilhões em obras para viabilizar o novo trecho. A proposta de expansão da ferrovia tem recursos exclusivamente privado”.

Já o deputado federal, José Medeiros, ressaltou o apoio da bancada de Mato Grosso em Brasília com o atual governo. “Nos encontramos com o ministro da Infraestrutura – Tarcísio Gomes de Freitas – e o governo federal é totalmente a favor da expansão da malha ferroviária. Quanto mais ferrovias, melhor, pois abre concorrência e, por isso, se faz necessário o investimento da empresa para atender toda a região do Estado de Mato Grosso”.

O senador Jayme Campos, falou da importância em articular com grupos empresariais para melhor exploração ferroviária dentro do estado. “Além da ferrovia Senador Vuolo, existem projetos ferroviários importantes que precisam passar por Mato Grosso, como a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO), por exemplo. Cuiabá tem volume de carga suficiente para viabilizar a vinda da ferrovia para a capital e, por isso, há o empenho dos senadores de Mato Grosso nesta luta”.

O Fórum pretende agora, agendar reuniões com a empresa Rumo, detentora do direito de exploração da ferrovia, e com o governador do estado Mauro Mendes (DEM), para buscar engajamento político no apoio para a instalação do terminal ferroviário na capital e sua conclusão no norte do estado.

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