Profissionais da Educação iniciam primeira greve

Apesar do governo ter estreitado o diálogo com os profissionais da educação, não houve avanços, e o governador Mauro Mendes enfrenta a primeira greve de sua gestão. Os profissionais reivindicam reajuste salarial, melhoria na infraestrutura e concurso para a categoria, com inicio da greve a partir desta segunda-feira (27).

De acordo com dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), foram apresentadas propostas de onde os recursos podem sair para cobrir os investimentos na educação. Os subsídios dos profissionais, que devem ser realinhados sobre as atuais tabelas, a título de ganho real e nos percentuais relacionados. Para 2019, a lei previa um reajuste de 7,69% a partir de 1º de maio, o que não foi feito.

“É necessário vontade política para o cumprimento das leis (Lei nº510/2013), ignoradas pelo governador Mauro Mendes”, destacou o Sintep.

O secretário de Estado de Gestão e Planejamento, Basílio Bezerra, informou que após um levantamento feito pela pasta, o aumento para os profissionais da Educação refletiria também na obrigação de aumentar o subsídio de outras categorias.

“Servidores da Secretaria de Meio Ambiente (5,5%), a partir de junho, e do Grupo de Tributação, Arrecadação e Fiscalização (4,0%), a partir de julho. Esses reajustes impactariam a folha salarial do Executivo em mais de R$ 200 milhões até o fim do ano, causando um descumprimento ainda maior da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o que traria sérias consequências à população”, explicou a secretaria.

O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, tentou sensibilizar os profissionais, dizendo que as reivindicações são legítimas, mas que, no momento, o Governo não pode cumpri-las integralmente.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *