Regiões sul e sudeste participam dos Jogos Escolares

Entre os dias 31 de maio e 05 de junho, o município de Poxoréu (a 264 km da capital) vai sediar mais uma etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude na região sul/sudeste. Desta vez, serão os estudantes da categoria A, com idade entre 15 e 17 anos, que disputam a competição escolar. No início de maio, adolescentes de 12 a 14 anos, representaram as escolas da mesma região nas disputas da categoria B.

A solenidade oficial de abertura será na sexta-feira (31), às 19h, no ginásio municipal de esportes “Cinquentão”. Na mesma data haverá duas partidas de futsal masculino dando início à competição. As demais disputas prosseguem até o dia 05 de junho no ginásio e em outros três equipamentos esportivos da cidade.

Nessa etapa regional, Poxoréu vai receber mais de 800 participantes das delegações de 16 municípios. Serão 35 diferentes escolas públicas e particulares da região representadas por 676 estudantes que irão competir nas modalidades de futsal, basquetebol, handebol e voleibol.

E Poxoréu já respira o evento que é considerado o maior evento esportivo escolar do Estado. Os últimos preparativos para acolher a competição mobilizaram o município – que também recebe, no mesmo fim de semana, o 17º Encontro Nacional de Violeiros.

“Todos estão trabalhando para arrumar os alojamentos, o refeitório, os locais das partidas. Recebemos um importante apoio das escolas, que mesmo em processo de greve, estão nos ajudando bastante para receber os visitantes. E a expectativa de toda a população está sendo muito boa, o comércio já está até mais movimentado”, relata a Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Poxoréu, Celestina Alves de Souza Neta.

Nos demais municípios que já sediaram os Jogos Escolares neste ano, a população compareceu ativamente no evento, propiciando momentos de emoção e engajamento, da abertura às partidas, principalmente as disputadas pelas equipes da casa. Em Poxoréu, a estimativa de público rotativo nos locais de competição é de mais de 2 mil pessoas.

Participam dessa etapa regional os municípios de Chapada dos Guimarães, Paranatinga, Santo Antônio de Leverger, Primavera do Leste, Guiratinga, Poxoréu, Alto Garças, Alto Taquari, Alto Araguaia, Campo Verde, Itiquira, Jaciara, Pedra Preta, Rondonópolis, São José do Povo e Tesouro.

Para a realização dos Jogos Escolares da Juventude, a Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer (Secel) conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e do município-sede.

Encerramento etapa regional Médio Norte

A fase regional Médio Norte foi finalizada nesta quarta-feira (29) com premiação das escolas campeãs.

De 24 e 29 de maio, Nobres sediou as partidas entre estudantes de 12 a 17 anos de idade, divididos nas categorias A e B, de 13 municípios da região, representados por 1.046 participantes das delegações de diferentes escolas públicas e particulares.

O relatório completo da competição na região Médio Norte, com a classificação final por modalidade, gênero e idade, pode ser acessado AQUI.

Até a primeira quinzena de julho, os Jogos prosseguem em outras sete regiões esportivas. As escolas campeãs em suas respectivas regiões esportivas avançam para a etapa estadual que ocorrerá nos meses de julho, agosto e setembro.

Cida Rodrigues | Secel-MT

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *