Unemat lança livro sobre Educação e Socioeconomia Solidária

O livro “Educação e socioeconomia solidária: fundamentos da produção social de conhecimentos”, organizado pelos professores Laudemir Luiz Zart, Eliane dos Santos Martinez Paezano e Jucilene de Oliveira Martins (388 p.), é o oitavo volume da Série Sociedade Solidária.

A obra reúne autores de universidades brasileiras que têm como foco educação, trabalho e reflexões sobre o processo de incubação solidária de empreendimentos econômicos solidários e sustentáveis. Exemplar disponível para download gratuito. Acesse no site da Editora Unemat.

A obra evidencia metodologias, referenciais teóricos, práticas sociais e culturais de interação de pesquisadores, estudantes e servidores de universidades brasileiras para o entendimento e ação transformadora de realidades sociais de empobrecimento das pessoas.

O livro está organizado em três partes, cada uma com seis capítulos, num total de 18, que reúnem 39 autores de oito IES: Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Estadual de Maringá (UEM), Brasília (UnB), Federal de Mato Grosso (UFMT), Estadual de Campinas (Unicamp), Federal do Pará (UFPA), Federal Fluminense (UFF) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT/Cáceres).

Parte I- “Produção de Conhecimentos, Democracia, Tecnologias Sociais e Produção Associada” reúne experiências de incubação de empreendimentos econômicos solidários, formulação, aplicação e avaliação de políticas públicas, mobilização e articulação territorial de agentes da economia solidária, formação superior de professores indígenas, inclusão e afirmação das mulheres no mundo do trabalho e no protagonismo político, tecnologias sociais e trabalho associado em comunidades tradicionais quilombolas e movimentos sociais.

Parte II- “Socioeconomia Solidária: experiências de produção de conhecimentos, cooperação e diversidades socioculturais” evidencia experiências realizadas em Mato Grosso. As reflexões traduzem o trabalho e a organização de pescadores, camponeses, catadores, povos indígenas e povos da Fronteira Brasil-Bolívia. São tratados temas como incubação solidária, educação popular, cooperação intercultural, sociabilidades multiculturais, saberes tradicionais, reforma agrária, tecnologias sociais e comercialização solidária.

Parte III- “Incubação Solidária nas Experiências do Núcleo Unemat/Unitrabalho” traz as metodologias, a pesquisa e a extensão inseridas e comprometidas com grupos sociais populares. São analisados os processos de formação para a geração da cultura da auto-organização e da autogestão.

O livro resulta das atividades desenvolvidas no Núcleo Unemat-Unitrabalho, da Universidade do Estado de Mato Grosso, a partir do projeto “Incubação e Fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários e Sustentáveis do Pantanal e Baixados Cuiabana (Incubar)”, na chamada MCTI/SECIS/MTE/Senaes/CNPq nº 89/2013.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *