Motoristas de Cuiabá suspendem paralisação e ônibus voltam a circular

A Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU), por meio de sua assessoria de imprensa, informou ao site que as empresas Caribus, Integração e Intermunicipal encerram a paralisação e os motoristas já estão saindo das garagens com os ônibus para atender a população de Cuiabá.

Segundo a MTU, apenas os funcionários da Pantanal Transportes, que faz a linha da Morada da Serra, ainda não entraram em acordo com a empresa para voltar a trabalhar.

Porém, o site da prefeitura de Cuiabá informou que a categoria acatou acatou a proposta apresentada pelas empresas.

Os empresários se comprometeram a efetuar o pagamento até quarta-feira (12). Com isso, segundo o Alencastro, a situação volta ao normal a partir da tarde desta segunda-feira.

Ainda de acordo com a MTU, as três empresas que voltaram ao trabalho estarão colocando 100% da sua frota na rua.

PARALISAÇÃO NA GRANDE CUIABÁ

O transporte coletivo da grande Cuiabá amanheceu esta segunda-feira (10) paralisado. Os motoristas não saíram da garagem das empresas. O motivo seria a falta de pagamento do salário, que deveria ter sido feita na última sexta-feira (7).

Pelo menos 300 mil passageiros, que usam os ônibus em Cuiabá e Várzea Grande, devem ser atingidos com a situação.

A informação é de que nem os 30%, previsto em lei, estariam circulando.

De acordo com a Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU), as empresas estariam com dificuldades financeiras para fazer o pagamento aos motoristas.

De acordo com a MTU, a reviravolta no preço da passagem seria um dos fatores que contribui para essa instabilidade no caixa das empresas. A passagem do transporte coletivo, tanto em Cuiabá como em Várzea Grande, é de R$ 4,10.

Segundo o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores do Transporte Coletivo, o problema de pagamento de salário se arrasta há seis meses.

Os trabalhadores e as empresas de ônibus fizeram um acordo coletivo para que o pagamento fosse feito no último dia útil de cada mês, mas os funcionários alegam que só recebem entre os dias 19 e 20 de cada mês.

Os trabalhadores prometem ficar com os braços cruzados até que os representantes das empresas deem um posicionamento sobre a situação.

Manifestação da população

Na última quinta-feira (06), usuários do transporte coletivo de Várzea Grande fecharam a Avenida da Prainha, em frente à praça Ipiranga.

Eles denunciaram a ineficiência dos ônibus intermunicipais, o valor pago na passagem, a estrutura dos pontos e, principalmente, a falta de veículos circulando.

Um grupo de populares que estava há mais de uma hora aguardando o intermunicipal, que passava e não parava, pelo grande volume de passageiros, se revoltou com a situação e decidiu interditar a pista, sentido Centro-Várzea Grande, para chamar a atenção para o descaso com os passageiros intermunicipais.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *