União Parlamentar do Teles Pires pede fim do Fethab Milho

As câmaras municipais de 16 municípios que compõem a União Parlamentar do Vale do Teles Pires querem o fim da cobrança do Fundo de Transporte e Habitação (Fethab) sobre a cultura do milho, em Mato Grosso. O documento com a solicitação foi protocolado na Assembleia Legislativa do Estado e no Governo do Estado.

Para o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja-MT), o ato reforça apoio dos legislativos municipais ao Movimento Mato Grosso Forte, criado por produtores de soja e milho do Estado.

“Com certeza essa ação reforça ainda mais aquilo que todos os produtores de soja e milho estamos dizendo e que nós, enquanto entidade representativa, externamos com o Movimento Mato Grosso Forte: o Fethab Milho inviabiliza ainda mais a cultura”, avaliou Galvan.

Compõem a União Parlamentar do Vale do Teles Pires: as câmaras municipais de Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tapurah, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Santa Rita do Trivelato, Vera, Santa Carmem, União do Sul, Cláudia, Nova Ubiratã, Nova Maringá, Tabaporã e Feliz Natal. Os 16 municípios estão localizados nas regiões Médio-norte e Norte de Mato Grosso. Na AL-MT, os representantes da União de vereadores foi recebida pelo deputado estadual, Xuxu Dal’Molin.

Além destes, prefeitos do consórcio público do Vale do Teles Pires também já declararam apoio ao Movimento Mato Grosso Forte. O reforço também ocorreu em outras regiões do Estado, como em Canarana, Primavera do Leste e Campo Verde. Vale destacar ainda que os 11 vereadores da Câmara Municipal de Água Boa encaminharam um documento ao Executivo e Legislativo estaduais, solicitando “o cancelamento do Fethab Milho e a totalidade do Fethab seja destinada para a infraestrutura”, diz trecho.

“Agradecemos o apoio que, diariamente, temos recebido dos municípios por meio das Prefeituras e das Câmaras. Só reforça ainda mais a nossa luta e enfatiza que as reivindicações dos produtores não beneficiarão somente nós. Pelo contrário, a aplicação correta dos recursos do Fethab 1 e 2 na infraestrutura, destino para qual ele foi criado, beneficia todos moradores dos municípios, sobremaneira aqueles mais distantes da Capital”, lembrou o presidente da Aprosoja-MT, Antonio Galvan.

Movimento Mato Grosso Forte – Idealizado por produtores de soja e milho de Mato Grosso, e coordenado pela Aprosoja-MT, que representa mais de 5,8 mil produtores rurais, o Movimento surgiu para dar voz às inúmeras reivindicações dos agricultores. Entre as principais estão: a destinação, em sua totalidade, dos recursos cobrados com o Fethab na infraestrutura- e retirada do Fethab sobre o milho. No dia 15 de maio mais de 1.500 produtores rurais reuniram-se, em Cuiabá, para um ato do Movimento. Na ocasião, diretores e delegados da Aprosoja-MT reuniram-se com chefes do Executivo e Legislativo do Estado para apresentar as demandas e protocolar o documento com as reivindicações. Na ocasião, o Governo do Estado pediu o prazo de 15 dias para analisar os números apresentados e, então, responder as demandas apresentadas, porém, até o momento não encaminhou nenhuma reposta oficial à Aprosoja-MT. A Assembleia Legislativa se comprometeu a colaborar com a tramitação das pautas apresentadas pelos produtores.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *