MPE, AL e Sintep criam proposta para o fim da greve

Proposta que pode pôr fim à greve dos professores da rede estadual é encaminhada para o governador Mauro Mendes (DEM), nesta quarta-feira (19). O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges prevê que o reajuste salarial da categoria seja diluído em 12 parcelas até o final deste ano.

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), Ministério Público Estadual (MPE) e deputados estaduais marcaram presença na reunião onde se deu luz a proposta. Borges  irá apresentar ao governador a proposta que atenda pelo menos o reajuste em cima dos salários dos professores, que seria de 7,69% concedido em maio deste ano.

O reajuste de 7,69% seria apenas uma série de parcelas prevista na lei estadual que foi elaborada durante a gestão do governo Silval Barbosa (2010-2014). Desta forma, o reajuste seria promovido em várias parcelas, para que haja o aumento do poder de compra dos salários dos professores. Com o objetivo de pôr fim à greve o Sintep disse durante a reunião que aceita negociar apenas o reajuste deste ano, pelo impasse com o atual Governo, que já dura 24 dias.

O procurador vai falar com o governador para apresentar a proposta até o final desta quarta (19): “Vou levar ao governador já com a possibilidade da assembleia geral discutir essa hipótese, de ficar parcelado em doze vezes e esperar o que vai acontecer no Estado”, falou Borges.

Além da vice-presidente da Assembleia Janaina Riva, também participaram da reunião os deputados Wilson Santos (PSDB), Lúdio Cabral (PT), Valdir Barranco (PT), Elizeu Nascimento (DC), João Batista (Pros) e doutor João (MDB). Todos os parlamentares foram convocados pela Mesa Diretora para participar do encontro, mas somente esse apareceram a reunião.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *