Câmeras podem ser usadas para capturar placas de carros em blitz

Câmeras de vigilância, monitoradas pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), deverão ser usadas para leitura de placas de veículos em espaços públicos. De acordo com a pasta, o serviço será utilizado durante realização de blitz.

Além de auxiliar durante a fiscalização no trânsito, o sistema de zoom – que permitirá que os técnicos capturem imagens das placas dos carros – também poderá ser acionado para apurar fraudes e roubos de veículo.

A Sesp também informou que os serviços de videomonitoramento em estradas, divisas e dentro dos municípios serão otimizados. Em parceria com órgãos federais e municipais, a pasta conseguirá por em prática uma ferramenta que permitirá que todos os dados de veículos que circulam em Mato Grosso sejam acessados em um banco de dados.

A secretaria não informou o valor que deverá ser investido no sistema de câmeras. Os recursos serão provenientes de parcerias público privadas.

Conforme um levantamento da pasta, até janeiro deste ano 102 câmeras já faziam o monitoramento em ruas e avenidas de Cuiabá e Várzea Grande, na região metropolitana da Capital. De acordo com a Sesp, até o início de 2019, 169 flagrantes haviam sido registrados.

Conforme trecho do decreto que regulamentou o uso das câmeras, publicado no Diário Oficial do Estado, fica proibido a utilização das câmeras em situações que violem a privacidade da população, como no interior de residências.

Além disso, a entrada e saída do servidor responsável pelo sistema só será realizada mediante senha. O dia e horário do acesso também devem ficar registrados no sistema da Sesp, segundo a publicação.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *