CGE homenageia servidores com Honra ao Mérito

Como parte das comemorações dos seus 40 anos, a Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) homenageou, na última semana, 22 agentes públicos com a “Honra ao Mérito em Controle Interno”. Os certificados foram concedidos em reconhecimento à contribuição das personalidades com o fortalecimento do Sistema de Controle Interno ao longo da história da CGE.

Um dos homenageados foi o auditor aposentado José Gonçalves Botelho do Prado. Botelho foi subcoordenador técnico do Projeto de Modernização da Administração Financeira do Estado e um dos criadores da carreira de auditor no ano de 1986. Foi auditor-geral por dois mandatos: de 23/07/1996 a 30/12/2002 e 16/08/2007 a 30/03/2010.

Ele relatou que a criação da então Auditoria Geral do Estado (AGE) foi idealizada pela equipe de planejamento do então governador Frederico Campos, no contexto da divisão de Mato Grosso, como um suporte técnico necessário à execução orçamentária, financeira e patrimonial do Estado remanescente.

“Ser homenageado juntamente com o dr. Frederico Campos é uma honra, pois foi ele que entendeu a necessidade de que fosse criada a então AGE para monitorar e avaliar a modernização do sistema contábil, de tecnologia da informação, de gestão de pessoas e de planejamento”, comentou.

Outra personalidade homenageada foi a secretária-geral da Presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT), Risodalva Beata de Castro. “Recebo esta honraria com surpresa, humildade e infinita felicidade”, disse.

Em sua fala, Risodalva lembrou que um dos grandes marcos entre a parceria do TCE com a CGE foi a elaboração do “Guia de implantação do sistema de controle interno da administração pública”.

“Assinamos esse guia juntos e, desde então, fizemos várias ações voltadas ao fortalecimento do controle interno. A partir desse guia, o TCE avançou e evoluiu nos seus inúmeros entendimentos acerca de tudo o que envolvia o controle interno: seus profissionais, suas competências, suas garantias, suas responsabilidades, sempre com o objetivo de fortalecer a carreira e os resultados”, pontuou.

Outro agraciado com o certificado de Honra ao Mérito foi o auditor do Estado Anderlei Junior de Campos Barbosa, um dos precursores na implantação de soluções tecnológicas na CGE. A exemplo, participou do desenvolvimento do Sistema de Controle Interno (SCI), software que concentra as informações de todo o ciclo de auditoria, da abertura das ordens de serviços à elaboração dos relatórios, orientações técnicas, pareceres etc, e promoveu o desenvolvimento de trilhas de auditoria para cruzamento de dados.

“No final das contas, apesar do prédio e de toda estrutura, o que conta mesmo são as pessoas. São as pessoas que fazem funcionar. São as pessoas que, ao trabalharem juntas, geram serviços que promovem o lugar. Quando começamos a enxergar a vida das pessoas que trabalham ao nosso lado, deixamos de correr sozinhos para corrermos juntos. E correndo juntos, estabelecemos metas mais reais e alcançáveis”, destacou.

A “Honra ao Mérito em Controle Interno” foi instituída pela Portaria nº 047/2019/CGE/MT.  Já designação da honraria às 22 personalidades consta da Portaria nº 054/2019/CGE/MT. Os homenageados foram:

ANA CRISTINA BARDUSCO SILVA

Promotora de Justiça. Promovida a Procuradora de Justiça. Atualmente, coordena o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco). Graças ao seu trabalho, Mato Grosso recuperou cerca de R$ 2 bilhões desviados por meio de práticas de corrupção.

ANDERLEI JUNIOR DE CAMPOS BARBOSA

Auditor do Estado (CGE). Ocupou os cargos de Coordenador de Diagnóstico e Inteligência e de Superintendente de Inteligência da CGE. Participou do desenvolvimento do Sistema Informatizado de Controle Interno (SCI). Promoveu o desenvolvimento de trilhas para cruzamento de dados, auxiliando os trabalhos de auditoria. Desenvolveu o Monitoramento Inteligente de Riscos e Auditoria, o “MIRA”.

ARLEIDE LUCIALDO PEIXOTO DE LIMA

Auditora do Estado aposentada (CGE). Foi Coordenadora de Auditoria com forte atuação na área preventiva. Participou do Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), que propôs a junção das macrofunções Ouvidoria, Auditoria, Controle e Corregedoria num único Órgão de Controle Interno no Brasil. Foi Presidente do Comitê de Apoio Técnico (CAT), órgão de decisão colegiada da então AGE.

CRISTIANE LAURA DE SOUZA

Auditora do Estado (CGE). Ocupou os cargos de Secretária-Adjunta de Auditoria e Controle, Secretária-Adjunta de Corregedoria Geral na CGE. Lançou o Programa “Você faz a Diferença”. Estudiosa do Direito Administrativo Disciplinar. Conduziu a estruturação do sistema de Correição no Poder Executivo Estadual. Atualmente, ocupa o cargo de Secretária-Executiva da Corregedoria-Geral do TCE/MT.

DARCY AVELINO DA SILVA GOMES (in memorian)

Suas atividades profissionais foram: contador da Delegacia Fiscal de Mato Grosso, professor de Contabilidade da “Escola Técnica de Comércio de Cuiabá”,  auditor do Ministério da Fazenda; primeiro Secretário-Chefe da então AGE no período de 1981 a 1983. Atuou também como Auditor-Geral da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

DAVI FERREIRA BOTELHO

Auditor do Estado aposentado (CGE. Produtor de artigos na área de controle interno. Foi membro do Conselho de Avaliação do Controle Interno do Poder Executivo (Concipe). O seu traço marcante foi o de criar poesias para proclamar as conquistas, vitórias e desafios vividos na sua rotina como Auditor do Estado.

EDILENE LIMA GOMES DE ALMEIDA

Primeira ouvidora-geral da então AGE. Coordenadora da Caravana das Ouvidorias do Centro-Oeste. Presidente da Comissão Organizadora da Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial) no Estado de Mato Grosso. Implantou o “Fale Cidadão”, sistema informatizado de ouvidoria, e estruturou a Rede de Ouvidorias no Executivo Estadual.

FREDERICO CARLOS SOARES CAMPOS

Graduado em Engenharia Civil pela Escola Nacional de Engenharia, no Rio de Janeiro. Foi engenheiro da atual Sudam. Foi Governador do Estado,no período de 1979 a 1983. Criou, no seu governo, a então Auditoria Geral do Estado.

JOSÉ ALVES PEREIRA FILHO

Auditor do Estado (CGE). Foi Gerente de Auditoria, Superintendente de Auditoria e Controle Interno, Secretário Adjunto de Controle Preventivo e Secretário-Auditor Geral do Estado (2010 a 2014). Participou do desenvolvimento do Sistema Fiplan (Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado). Comandou a integração das macrofunções Ouvidoria, Auditoria, Controle e Corregedoria, a transformação da AGE para CGE, a implantação do Sistema Informatizado de Controle Interno (SCI) e a construção da nova sede da CGE.

JOSÉ GONÇALVES BOTELHO DO PRADO

Auditor do Estado aposentado (CGE). Foi coordenador de Auditoria da Administração Direta, Subsecretário da então AGE, Secretário-Auditor Geral do Estado, Secretário de Planejamento. Subcoordenador técnico do Projeto de Modernização da Administração Financeira do Estado. Interventor no Departamento Estadual de Trânsito. Liquidante da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso (Codemat). Foi um dos criadores da carreira de auditor no Estado no ano de 1986.

ISAIAS LOPES DA CUNHA

Conselheiro Substituto do TCE/MT. Membro da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros-Substitutos dos Tribunais de Contas do Brasil, membro da Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, membro do Instituto dos Auditores Interno do Brasil. Coautor do livro “Contas Governamentais e Responsabilidade Fiscal: Desafios para o Controle Externo”. Foi Auditor do Estado no período de 2005 a 2009. Deixou uma excelente contribuição para a Auditoria Geral do Estado no período em que passou pelo órgão e continua exercendo importante papel para o desenvolvimento dos controles por meio do Tribunal de Contas do Estado.

KLEBERSON ROBERTO DE SOUZA

Auditor Federal da CGU. Professor do Curso de Pós-graduação da UFMT em Gestão de Riscos no Setor Público. Palestrante na área de auditoria governamental, gerenciamento de riscos, fraudes em licitações e contratos e avaliação de controles internos. Coautor do livro “Controladoria no Setor Público e Como Combater à Corrupção em Licitações – Detecção e Prevenção de Fraudes” .Coautor do livro “Como Gerenciar Riscos na Administração Pública”. Autor do livro “Avaliação de Controles Internos: Contratações Públicas” e autor do “Guia de Integridade das Empresas Estatais Federais”. Foi Auditor do Estado no período de 2005 a 2009.

KRISTIANNE MARQUES DIAS

Auditora do Estado (CGE). Ocupou os cargos de Superintendente de Transferências, Convênio, Planejamento e Orçamento; Superintendente de Desenvolvimento dos Subsistemas de Controle; Secretária-Adjunta de Auditoria. Um dos destaques de sua contribuição foi o fortalecimento das Unidades Setoriais de Controle Interno (Unisecis) e a condução de importantes trabalhos de auditorias.

LAURA CRISTINA CORRÊA DE ALMEIDA

Auditora Pública Externa do TCE/MT. Foi Auditora do Estado no período de 2010 a 2013. Ocupou o cargo de Coordenadora de Auditoria e Superintendente de Auditoria. Um dos trabalhos de destaque foi o Relatóriode Auditoria que deflagrou a “Operação Cartas Marcadas”.

LINDOMAR APARECIDO TÓFOLI

Delegado de Polícia Judiciária Civil. Especialista em Gestão em Segurança Pública e MBA em Gestão de Pessoas. Atua na Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz). Atua no comando de operações de grande relevância no combate à corrupção e desvios do dinheiro público.

MARLY PARANHOS DA SILVA

Chefe de Gabinete da CGE há 30 anos. Desempenha sua função com competência, disposição, comprometimento, serenidade e discrição. Possui habilidade de se adaptar ao perfil dos diversos dirigentes da Instituição. Além disso, se destaca por ser uma pessoa amiga, que está sempre confortando e levando uma palavra otimista ao próximo.

MÔNICA CRISTINA DOS ANJOS ACENDINO

Auditora Pública Externa do TCE/MT. Foi Auditora do Estado no período de 2010 a 2015. Ocupou os cargos de Superintendência de Auditoria, Superintendência de Auditoria e Controle Interno e Superintendência de Auditoria dos Subsistemas de Atos de Pessoal, Previdência e Serviços Terceirizados. Um dos trabalhos de destaque na então AGE foi a produção do Relatório de Auditoria que subsidiou a “Operação Cartas Marcadas”.

ODETE AUGUSTA GOMES DE CAMPOS

Auditora do Estado aposentada (CGE). De privilegiado conhecimento da área contábil. Dentre tantas áreas de atuação, a mais marcante foi seu desempenho no auxílio direto no fechamento de balanço e prestação de contas dos órgãos, num período em que as atividades de controle eram mais voltadas para a contabilidade das contas públicas.

RISODALVA BEATA DE CASTRO

Auditora Pública Externa do TCE/MT. Ocupa o cargo de Secretária-Geral da Presidência do TCE. Tem contribuído valiosamente para o fortalecimento dos controles por meio de uma trajetória marcada por muito dinamismo e conhecimento técnico. Promove palestras e capacitações em áreas importantes para a gestão pública. Como parceira da CGE, participou da discussão e aprovação da metodologia de avaliação dos controles, abrindo um excelente canal de comunicação entre o TCE e a CGE.

SILVÂNIA REGINA DE OLIVEIRA GALINDO

Analista Administrativo da CGE. Graduada em Ciências Contábeis. Ao longo de sua trajetória na CGE, sempre atuou de maneira comprometida com a instituição, desempenhando atividades importantes de assessoramento e palestras aos servidores públicos estaduais. É gestora do canal “Pergunte à CGE”. Atua também na capacitação dos servidores das Unidades Setoriais de Controle Interno para orientá-los acerca da elaboração do Plano Anual de Acompanhamento do Controle Interno e dos Planos de Providências.

SÍRIO PINHEIRO DA SILVA

Foi Auditor-Geral do Estado de 2002 a 2007. Contribuiu para inclusão de vagas para diversas áreas de formação no concurso de auditor, tais como direito, economia, administração, engenharia e tecnologia da informação, além de contador. Instalou o Conselho de Avaliação do Controle Interno (Concipe). Em sua gestão, foram implementadas as Unidades Setoriais de Controle Interno, com o objetivo de fortalecer e agilizar o sistema de controle interno no Poder Executivo.

ZEQUIAS PINHEIRO NOBRE JUNIOR

Graduado em Jornalismo e Ciências Econômicas, foi o primeiro assessor de Comunicação da então AGE, entre os anos de 2010 e 2012. Durante o período em que esteve na CGE, desempenhou com profissionalismo a tarefa de expandir e disseminar as atividades do órgão. Atualmente, é Analista Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *