Prefeito anuncia construção de nova escola no Assentamento Alto Celeste

A Escola Rural Municipal Vitor Valendolf localizada o Assentamento Alto Celeste, desde sua fundação, sempre esteve instalada num prédio improvisado com duas alas onde funcionam as salas de aula e demais dependências. A unidade atende alunos da Educação Infantil ao 4º ano, ou seja, 5 turmas em classes multisseriadas. Dessa forma, educação infantil e 1º ano estão em uma sala e as demais na outra. O Plano de Trabalho da Secretaria de Educação desde 2017 já previa a construção de uma escola nova para o assentamento devido às turmas multisseriadas e o aumento da demanda ano a ano, hoje conta com 52 matrículas.

Em uma visita a Escola o Prefeito de Vera Moacir Luiz Giacomelli, anunciou que realizaria a reforma e ampliação da mesma. Nesta semana cumprindo o que havia prometido a prefeitura encaminhou uma equipe de engenharia para realizar a vistoria na escola para dar início às obras. Ao finalizar a vistoria a equipe constatou que as alas não têm condições de serem reformadas e ampliadas e que a melhor solução seria a construção de uma nova escola.

Ao receber o laudo da equipe o Prefeito definiu pela construção da nova unidade educacional. As obras já foram iniciadas. A escola contará com três salas de aula, cozinha, banheiros, sala para a direção, lavanderia e área coberta. De acordo com o chefe do Executivo Municipal esta é uma obra emergencial, que vai dar mais qualidade de vida e conforto para os alunos e também para os servidores da Secretaria de Educação que atuam na localidade.

“Na época eu estive lá e prometi que iria reformar e ampliar a escola, e agora os engenheiros estiveram lá e notaram que uma sala estava caindo e que a outra não adiantava reformar. Então a toque de caixa, define que construiríamos uma nova escola que vai atender a todos os alunos, trazendo mais conforto para as crianças e qualidade de trabalho para os professores. Quero deixar bem claro para a sociedade que a prefeitura precisa atender algumas situações emergenciais. Promovemos o orçamento anual e trabalhamos dentro deste orçamento, mas tem algumas emergências que acontecem que precisam ser atendidas de imediato, como esta da educação. Lembrando que com a escola nova as crianças terão um lugar adequado para serem atendidos. Eu vejo com clareza que a sociedade do Assentamento Alto Celeste merece esta escola nova”, expôs o prefeito.

Ainda segundo o gestor municipal o prazo para finalizar a construção é de cerca de 70 dias. Atualmente a Escola Municipal Vitor Valendolf atende ao todo 52 alunos no período vespertino. Para a diretora da escola Gilvani Luzia dos Santos, com a construção da nova escola a melhoria para os alunos será grandiosa.

“Com a construção da nossa escola nova as melhorias são grandiosas com certeza porque atualmente nós temos três turmas sendo atendidas em duas salas que estão superlotadas. Temos uma sala onde atendemos a educação infantil com o primeiro ano o que não é coerente. Então acreditamos que vai melhorar muito. A comunidade espera, tem anseio por isso e nós, nos comprometemos que seriam construídas mais uma ou duas salas de aula. Mas fomos presenteados com mais né uma escola nova inteira completa. Então eu creio que isso só vem a somar para o aprendizado das crianças, e a melhorar para o grupo que trabalha na escola. Estamos muito satisfeitos com a iniciativa e respaldo do nosso prefeito Moacir, e só temos a agradecer”, destacou Gilvani.

A Secretária de Educação, Cultura e Desporto Cecília Gabriela Moraes, ressaltou a importância da obra. “Juntamente com o gestor Moacir Giacomelli estivemos diversas vezes visitando a instituição, ouvindo as demandas da comunidade e, cientes da necessidade de um atendimento de qualidade aos estudantes, professores e servidores, o prefeito se empenhou ao máximo para que hoje pudéssemos iniciar o projeto de construção onde inicialmente foi planejado, apenas uma ampliação estamos, então, construindo uma escola nova com recursos próprios. É uma obra de grande importância para atender adequadamente a Escola Vitor Valendolf dentro dos padrões pedagógicos e estruturais portanto, com a infraestrutura necessária para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem  com  qualidade, conforto e segurança”, concluiu Gabriela.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *