Dicas para seu cachorro parar de morder

Primeiro, é bom entender o que leva os cães a morderem. Os filhotes, assim como os seres humanos, possuem dentes de leite. Seus dentes começam a cair com cerca de 3 meses de idade nas raças grandes e aos 6 meses nas raças pequenas. A maioria dos cães, independente da raça, terá seus dentes adultos aos oito meses de idade.

Durante o pico da dentição, os filhotes tornam-se mais mordedores e desejam mastigar e morder tudo. Assim, uma das brincadeiras mais comuns dos cachorros filhotes é brincar de morder com seus irmãos.

Participe com a hastag #Éobicho #MatoGrossoMais
Mande sua foto pelo Instagram @matogrossomais

Quando adultos, os cachorros podem começar a morder mais por diferentes motivos, seja por tédio, por ansiedade ou até mesmo por dor nas gengivas. Estamos aqui para te ajudar com 5 dicas de como ensinar o seu cachorro a parar de morder:

1) Atividade física:

Muitas vezes o cão morde por ansiedade ou tédio, animais precisam de horas de lazer seja com brincadeiras com outros animais ou com o próprio dono. Passeios diários são sempre bem-vindos, ajudam os filhotes a gastarem energia e a criarem laços afetivos, e de obediência com o dono.

2) Brinquedos apropriados:

O filhote precisa de brinquedos apropriados para exercitar sua mordedura, o que faz parte do processo de desenvolvimento físico e psicológico. Possuir os próprios brinquedos evita que o filhote queira morder objetos da casa, ou a mão e o pé do dono.

3) Não tire as mãos:

Tente não retirar as mãos quando o filhote estiver mordendo. Apesar desse ser o instinto natural, o ato de retirá-la torna-se um “jogo divertido” de pegar a mão. Em vez disso, deixe a sua mão onde está e demonstre que essa é uma brincadeira incorreta dizendo “não” com firmeza. Os animais são capazes de fazer associação de nossas expressões faciais como algo negativo ou positivo. Depois disso, assim que ele parar de tentar pegar a sua mão, elogie-o e ofereça algo que ele possa mastigar, como os brinquedos citados anteriormente, ou algum petisco.

4) O poder da troca:

Entre as brincadeiras envolvendo mordidas, caso o cachorro lhe dê uma lambida ou tente confortá-lo, enalteça esse comportamento e lhe dê uma recompensa. Isso ajuda o filhote entender e confirmar que seu comportamento é adequado e positivo. Se você jogar um brinquedo de pegar ou tentar distraí-lo de outra forma depois de uma mordida, ele vai entender quando ele morde, ele tem um retorno positivo. E repetirá a ação com mais frequência.

5) Seguir o instinto animal:

Primeiro é importante entender como os cachorros aprendem a encontrar o limite das suas brincadeiras. Quando os filhotes estão brincando de morder, normalmente a brincadeira para quando algum deles leva uma mordida mais forte e solta um uivo estridente. Quem levou a mordida para de brincar e quem deu a mordida fica assustado. Sendo assim, quando o animal der uma mordida forte, tente emitir um ruído alto e agudo, como um uivo de um cão, levante-se e pare de brincar imediatamente. Isso ajudará a fazer com que o animal entenda que esse comportamento não é aceitável. Se o uivado não funcionar, tente ignorar o cão por cerca de 30s. O isolamento físico da matilha é outra maneira de ensinar instintivamente que o cachorro está agindo de maneira errada.

Você tem alguma experiência ou ensinamento para ajudar o cachorro a parar de morder? Compartilhe conosco nos comentários. E lembre-se, caso o animal continue mordendo em excesso o mais indicado é buscar um treinamento específico.

Texto: Blog Zé Dog
*Página semanal com atualização aos Domingos

 

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *