Santa Casa retoma atendimentos nesta segunda-feira (29)

Conforme anunciado durante a solenidade de inauguração, o Hospital Estadual Santa Casa de Cuiabá, maior unidade de Saúde de Mato Grosso, retoma os atendimentos e passa a receber pacientes nesta segunda-feira (29.07). A unidade de saúde não será porta aberta, conforme explicou a diretora da unidade, Danielle Carmona.

“Este hospital atuará como uma unidade porta aberta referenciada. Ou seja, em casos de urgência, o paciente dará entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Policlínica e será transferido para o Hospital Estadual, via Central de Regulação, após a orientação e autorização do médico regulador”, informou Danielle.

O hospital prestará atendimentos de média e alta complexidade. Para a retomada das atividades e melhor organização do fluxo administrativo, a unidade dividiu a oferta de atendimento em duas etapas.

Segundo o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, é prevista a transferência de seis pacientes do interior do Estado para o novo Hospital Estadual.

“Pacientes de Brasnorte, Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, Sinop e Cáceres já foram regulados para a nova unidade e devem chegar à Capital nesta segunda-feira. O hospital é estadual e atenderá não apenas as demandas da Baixada Cuiabana, mas também de todas as regiões do Estado”, disse.

Primeira etapa

De acordo com o cronograma, nesta primeira etapa serão retomados os atendimentos nas áreas de Oncologia (tratamento de câncer), Nefrologia (hemodiálise – procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer), Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, Pediátrica e Neonatal, Pronto Atendimento Infantil, cirúrgias pediátricas e cirurgia geral (dotadas de sistema de monitorização contínua, que atende pacientes em estado potencialmente grave ou com descompensação de um ou mais sistemas orgânicos).

Outros atendimentos que integram a lista dos serviços de saúde da unidade contemplam o Apoio e Diagnóstico Terapêutico (SADT), tais como Tomografia, Raio-X, Ultrassonografia, Densitomestria Óssea, Cateterismo, Ressonância para crianças, hemoterapia, exames laboratoriais clínico e de anátomo-patológico (usado para o diagnóstico preciso de doenças). Além de todos os serviços listados, o hospital poderá receber até 180 pacientes para internações.

Para iniciar os atendimentos da primeira etapa, o hospital possui uma escala com total de 101 profissionais para atuação na área clínica: 13 anestesiologia, 1 cancecerologia/ hematologia e hematerapia pediátrica, 4 cirurgião geral, 8 clínica médica, 4 medicina intensiva, 4 medicina intensiva pediátrica, 2 medicina intensiva pediátrica e neonatal, 3 medicina intensiva pediátrica e neonatal infecto, 9 médico, 1 médico infectologista, 6 nefrologistas, 3 nefrologia pediátrica, 2 neonatologista, 10 oncologistas/cancerologistas, 28 pediatra, 1 pediatra acumputurista e 2 pediatra de medicina intensiva.

Segunda etapa

Na segunda etapa, após os 30 dias de funcionamento da primeira, serão oferecidos mais serviços à população, atendendo também nas áreas de Cardiologia, Vascular, Ortopedia Pediátrica, Neurocirurgia Pediátrica e cirurgias gerais de média complexidade. Além do anúncio de todos esses atendimentos, a equipe de regulação do Estado já iniciou o processo de planejamento para realização das primeiras cirurgias.

As UTIs já estarão 100% prontas para entrar em operação. O centro cirúrgico, que possui 10 salas para operação e 10 leitos de recuperação pós-anestésica (RPA), está totalmente aparelhado com equipamentos de primeira linha. Quando estiver em total funcionamento, o maior hospital estadual de Mato Grosso estará com um total de 242 leitos e todo os serviços serão prestados 100% via Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, para prestar os atendimentos, o quadro de servidores possui uma equipe de 255 pessoas, distribuídas nas áreas administrativa, enfermagem, fisioterapia, nutrição clínica, maqueiros, psicologia e assistente social.

Serviço

O Hospital Estadual Santa de Cuiabá fica localizado na Rua Clóvis Hugueney, número 141, no bairro Dom Aquino, próximo à Praça do Seminário.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *