Dia 12 de outubro vereadores oficializam nome Portal do Paraíso

O presidente da Câmara de Vereadores de Cuiabá, Misael Galvão (PSB), disse, em entrevista a jornalistas, na manhã desta quinta-feira (01/08), que a lei 839 sancionada em 25 de agosto de 1998, pelo então prefeito de Chapada dos Guimarães, Sebastião Treme-Terra, de autoria, na época, do vereador Manequinho, deu o nome de Portal do Paraíso onde é conhecido popularmente como Portão do Inferno.

Segundo Misael, no dia 12 de outubro deste ano, as duas Câmaras de Vereadores farão um ato para oficializar o nome Portal do Paraíso.

O parlamentar argumentou que houve pressão do setor de turismo para que fosse retirado o nome de Portão de Inferno, de um dos pontos turísticos mais conhecido de Mato Grosso.

“Nós vamos chamar os segmentos organizados, os poderes municipais, as prefeituras de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, o Governo do Estado para oficializar esse nome Portal do Paraíso”.

Misael acredita que a mudança de nome poderá melhorar a alto estima das pessoas e potencializar o turismo no local.

“Isso também (o suicídio) e a questão do turismo é que nos motivou, nós precisamos resgatar o nosso turismo, esse é o papel do vereador”.

Para o vereador Dilemário Alencar (Pros), a mudança de nome não deve pegar.

Ele citou o exemplo da Avenida dos Trabalhadores em Cuiabá, que passou a se chamar Dante de Oliveira. “No imaginário da população continua Avenida dos Trabalhadores, e também a Avenida Historiador Rubens de Mendonça, onde todos a chamam de Avenida do CPA”

Nesta semana, vereadores de Cuiabá e Chapada dos Guimarães estiveram reunidos na sala da presidência do Legislativo Cuiabano visando promover ações para consolidar o nome do lugar como “Portal do Paraíso”.

O Vereador Carlinhos (PT), presidente da Câmara de Chapada, explicou que o nome teria surgido com os bandeirantes que identificam como inferno o que se localizava para baixo, enquanto aquilo que estivesse para cima, relacionavam com o céu.

“Tanto que um pouco adiante do tal portão existe uma formação rochosa a qual deram o nome de Dedo de Deus, pois aponta para cima”, contou.

Formada por cinco vereadores, além do presidente Carlinhos (PT), Thomas Jeferson (PSDB), Mariano Fidélis (PSC), Rosa Lisboa (PL) e Benedito de Freitas Bozó (MDB).

A comitiva apoiou em unanimidade a proposta do presidente Misael, pois acreditam que além de bons fluídos, a mudança vai atrair mais turistas.

Fidélis se colocou como um representante do segmento evangélico. “Para o cristão é mais confortável mostrar o Portal do Paraíso ao contrário do Portão do Inferno”.

Conscientes de que a mudança pode levar muitos anos para ocorrer, os vereadores salientaram que precisam trabalhar em ações para massificar o nome Portal do Paraíso.

Os vereadores por Cuiabá Marcos Veloso e Mário Nadaf (PV), Ricardo Saad (PSDB), Adilson Levante (PSB) e Orivaldo da Farmácia (PP) participaram da reunião e confirmaram total apoio ao projeto.

*Colaborou Leonardo Mauro.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *