Estados Unidos pede que Coreia do Norte devolva mais restos mortais

Um funcionário do alto escalão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos informou hoje (2) ter enviado uma carta às Forças Armadas norte-coreanas pedindo cooperação na recuperação dos restos mortais de soldados americanos que morreram durante a Guerra da Coreia, na década de 1950.

Na quinta-feira (1º), o Pentágono convidou 300 membros de famílias de soldados mortos para explicar-lhes o plano, baseado num acordo assinado durante a primeira reunião de cúpula entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, realizada em junho do ano passado.

Kelly McKeague, chefe de uma agência responsável pelo projeto, explicou que a Coreia do Norte havia interrompido as conversações sobre esta questão desde que a segunda reunião de cúpula foi suspensa em fevereiro.

Segundo McKeague, o Pentágono enviou a carta às forças da Coreia do Norte em julho, depois de uma terceira reunião de cúpula realizada em junho na zona desmilitarizada entre as duas Coreias.

Segundo o chefe da agência, a carta salienta que a restituição dos restos mortais poderia ser uma maneira de construir pontes e autoconfiança para um futuro melhor entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte.

McKeague também disse que o governo dos Estados Unidos vê a questão como humanitária, e gostaria de lidar com ela separadamente da questão da desnuclearização.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *