Atendimento de meio período da Politec tem gerado longas filas

Diariamente, longas filas têm se formado no Ganha Tempo da Praça Ipiranga, em consequência da mudança no horário de atendimento da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para a emissão de RGs. A Politec, serviço de responsabilidade do Governo do Estado, reduziu o horário de atendimento para apenas seis horas ao dia.

Desde o dia 01 de julho, o atendimento para emissão do RG é feito somente das 12 às 18 horas. Até essa data, o horário da Politec era no período integral, das 08 às 18 horas.

De acordo com nota emitida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), no dia 25 de junho, a mudança de horário ocorreu justamente pelo número reduzido de servidores para realizar o trabalho. Ao mesmo tempo, a própria SESP reconhece que a demanda pela emissão da carteira de identidade tem sido grande nos últimos tempos.

Diz a nota de SESP

“A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) informa que, a partir de 1º de julho, o atendimento para a emissão de RGs nas unidades do programa Ganha Tempo passará a ser realizado apenas no período vespertino. A medida leva em consideração o número reduzido de servidores, somado ao número expressivo da demanda para a confecção de carteiras de identidade nos últimos meses”.

Já a direção do Ganha Tempo Ipiranga informou que ampliou o número de guichês de atendimentos, de nove para 12, depois da alteração no horário, mas que isso não tem sido suficiente para atender toda a demanda. De acordo com a direção da unidade, não é possível ampliar ainda mais o número de guichês devido a falta de espaço da unidade Ipiranga. Nesta semana, mais dois pontos de atendimento foram adquiridos e montados na unidade pela administração, mas ainda é insuficiente para a demanda.

Ainda, segundo a direção do Ganha Tempo Ipiranga, a demanda diária para a confecção de carteiras de identidade, que era de 140 a 150 atendimentos diários, e cresceu nas últimas semanas para 170, só que agora reduzida a apenas seis horas diárias para a prestação de serviços.

O Consórcio Rio Verde, que administra todas as unidades do Ganha Tempo em Mato Grosso notificou a Secretaria de Estado de Planejamento (SEPLAG) – responsável pela Parceria Público Privada que promoveu a concessão dos serviços do Ganha Tempo – pedindo a volta do horário de atendimento da Politec para o período integral.

A notificação foi feita ainda no dia 26 de junho, assim que o Consórcio foi informado da mudança de horário. Na ocasião, a notificação à SEPLAG já avisava que haveria comprometimento na qualidade do atendimento ao cidadão.

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