Juiz acata pedido e Janaina Riva será assistente de acusação

O juiz da Décima Primeira Vara da Justiça Militar, Marcos Faleiros, deferiu o pedido de habilitação  admitindo como assistente de acusação a deputada estadual Janaina Riva (MDB) para atuar no caso conhecido como Grampolândia Pantaneira.

A decisão é do dia 6 de agosto, mas foi publicada no Diário Oficial da Justiça, nesta quinta-feira (8).

O promotor de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Allan Sidney do Ó Souza, já havia acatado o pedido feito pela parlamentar para atuar como assistente de acusação contra os militares acusados no caso dos grampos ilegais.

O pedido ocorreu após o reintegratório dos coronéis Zaqueu Barbosa, Evando Lesco e cabo Gerson Corrêa nos dias 16 de 17 de julho na 11ª Vara de Justiça Militar.

Em seu reinterrogatório, Gerson confirmou que a parlamentar foi uma das pessoas grampeadas ilegalmente.

O cabo da PM também acusou promotores do Ministério Público de praticarem “barriga de aluguel” para se obter a quebra do sigilo telefônico de alvos de operações ilegalmente.

O alto escalão do governo Pedro Taques (PSDB), também foi apontado como parte das escutas ilegais durante a campanha de 2014 a governo do Estado.

Os grampos

Em 2017 foi revelado que a Polícia Militar em Mato Grosso “grampeou” de maneira irregular uma lista de pessoas que não eram investigadas por crime.

A deputada estadual Janaina Riva (MDB), o advogado José do Patrocínio e o jornalista José Marcondes, conhecido como Muvuca, foram alvo de escutas ilegais. Eles são apenas alguns dos “monitorados”.

Os grampos foram conseguidos na modalidade “barriga de aluguel”, quando investigadores solicitam à Justiça acesso aos telefonemas de determinadas pessoas envolvidas em crimes e no meio dos nomes inserem contatos de não investigados.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *