Qualifica 300 será destaque com palestra de Maria da Penha

O programa Qualifica Cuiabá 300 anos será destaque no evento promovido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), que celebra os 13 anos da Lei Maria da Penha. Intitulado como o “Colóquio dos 13 anos de Maria da Penha”, o circuito de palestras acontece nesta sexta-feira (09), a partir das 9h, no Teatro Zulmira Canavarros e conta com a presença da própria Maria da Penha.

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, terá assento no dispositivo principal em funcão de ser idealizadora do programa que leva cursos de qualificação profissional gratuito como a principal ação municipal no combate à violência doméstica.

“Nós temos dados que comprovam que desde a criação do Qualifica 300, a violência doméstica diminuiu na Capital, segundo o própria Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. Então, eu vejo a importância de todas as instituições estarem unidas para discutir o combate da violência doméstica, cada qual com suas ações, porém que somam em um corrente para combatermos essa questão”, elencou Márcia Pinheiro.

O Qualifica 300, popularmente conhecido, tem sido destaque nacional de política pública de combate à violência contra mulher. A primeira-dama Márcia Pinheiro, idealizadora do projeto, tem levado os resultados e as diretrizes do projeto em eventos de expressão nacional no intuito de apresentar como modelo de solução para amenizar os casos de violência doméstica.

“Discutimos em Brasília, recentemente, a violência doméstica e vimos que 6 a cada 10 mulheres vítimas de violência dependem financeiramente de seus maridos e nisso vem o nosso projeto que oferece capacitação em inúmeras áreas para que elas possam ser independentes financeiramente e não se sujeitarem a determinadas situações como violência verbal, psicológica, física, em casos extremos chegando até o feminicídio”, destacou.

O evento terá stand com alunas já formadas do Qualifica 300, que possuem empreendimentos de sucesso, após a pouco mais de 1 ano do término do cursos. Os cases de sucesso do programa são acompanhados pelos Centros de Referência em Assistência Social. O “Colóquio dos 13 anos de Maria da Penha” começa às 9h com abertura e segue com palestras proferidas por especialistas sobre o tema. A palestra com Maria da Penha será às 17h.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *