Projeto da nova ETA é apresentado a moradores

Após visita ao Parque Geórgia, onde é construída a nova Estação de Tratamento de Água- ETA Sul, localizada em um terreno de 20 mil metros quadrados, o prefeito Emanuel Pinheiro solicitou reunião com os presidentes das Associações de Moradores da região. A proposta é apresentar o andamento do projeto, que deverá ser entregue ainda esse ano.

Atendendo ao pedido do prefeito, o encontro foi realizado na quarta-feira (08) sob a coordenação da Águas Cuiabá e contou com a presença de representantes de 110 bairros da região sul da cidade sendo marcado pelo diálogo e o compartilhamento de informações.

A entrada em funcionamento da ETA possibilitará o fim da intermitência no fornecimento de água, fazendo com que dezenas de bairros da região passem a ser abastecidos durante 24 horas.

Com capacidade para tratar 750 litros por segundo, a nova ETA integra o Sistema Sul de Abastecimento, cujos reservatórios têm capacidade de armazenar 18 milhões de litros de água.

Somente neste sistema, 203 mil pessoas serão beneficiadas, distribuídas em 88 bairros e com um investimento de R$ 65 milhões.

A nova estrutura faz parte do Sistema Sul de Abastecimento de Água, que representa um ganho de qualidade operacional no saneamento básico do município.

Todo o conjunto é composto por uma unidade de captação instalada no Rio Cuiabá, quatro reservatórios com capacidade total de armazenar 18 milhões de litros, 36 quilômetros de adutoras e uma ETA apta a tratar 750 litros de água por segundo.

Durante o evento, o diretor geral da concessionária, Luiz Fabbriani, apresentou um panorama das obras já realizadas, com imagens e informações referentes a calendário de trabalhos, qualidade das estruturas, investimentos realizados, populações atendidas e benefícios socioambientais.

“Nosso objetivo é fazer uma prestação de contas a cada cidadão aqui representado por suas respectivas lideranças. Mas, certamente, além de falar, queremos e precisamos ouvir. Poder dialogar abertamente com a comunidade é, na visão da empresa, um ponto importante para a evolução dos serviços de saneamento básico. Nós estamos aqui para atender a comunidade, com excelência e colaborando com o crescimento e desenvolvimento sustentável de nossa cidade”, observou o gestor.

“Estamos bem confiantes com esses projetos que a Prefeitura em conjunto com a Águas Cuiabá estão fazendo para melhorar principalmente a questão da distribuição, fornecimento de água e saneamento básico. Nós dos bairros mais distantes ainda sofremos com a ausência desses serviços.  Acreditamos que agora esse problema será totalmente solucionado”, declarou o presidente do bairro Nova Vitória, Cícero Timóteo.

O presidente da União Coxipoense de Associações de Moradores de Bairros (Ucam), José Maurício Pereira fez questão de pontuar a importância de encontros dessa natureza onde são apresentados as obras e prazos de entrega previstos, pensando principalmente nos nossos filhos e netos.

“Rede de esgoto não é luxo, é necessidade. Continuarei acompanhando a fim de mobilizar as lideranças para que sejam realizados encontros periódicos com a comunidade”, declarou.

“Água na torneira, com pressão, 24 horas por dia. É isso que nós queremos e que todas as famílias cuiabanas vão ter. Saneamento básico traz saúde, qualidade de vida e é prioridade da nossa gestão. Estamos virando a página na história do saneamento básico da Capital e firmo o compromisso de fiscalizar o andamento destes trabalhos e o cumprimento da meta de acabar com a intermitência em Cuiabá”, finalizou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *