Cuiabá será palco dos debates do Encontro dos Economistas

O Encontro dos Economistas do Centro-Oeste irá reunir economistas, pesquisadores e acadêmicos dos estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, nos dias 15 e 16 de agosto. O tema do evento coordenado pelo Conselho Regional de Economia – CORECON-MT, em parceria com os Conselhos Regionais de Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, será: “Economia no Centro: Desafios da Economia do Centro-Oeste no Cenário da Economia Internacional”.

O objetivo do ENEOESTE é debater os principais desafios no mercado atual, o cenário econômico no Centro-Oeste, os impactos nas relações internacionais, os avanços no setor econômico e as novas estratégias de negócios para o fortalecimento da economia. A programação inclui, entre outros temas, palestras relacionadas à políticas econômicas, bancos de fomento e mercados de capitais.

O evento que tem apoio da faculdade de Economia da UFMT e da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência da universidade, será realizado no Centro Cultural da UFMT, em Cuiabá, com a participação de economistas, pesquisadores e autoridades convidadas dos estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Entendendo a importância dos debates propostos nesta XI edição do ENEOESTE, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, fará a Palestra Magna de abertura, no dia 15, às 19h30, abordando o tema: “As Perspectivas Econômicas de Mato Grosso”. Além disso o evento reunirá palestrantes como o presidente do Conselho Federal de Economia – COFECON, Wellington Leonardo da Silva, que irá ministrar a palestra “Economia e Política no Brasil de hoje” e do diplomata Vicente Amaral Bezerra, atualmente assessor diplomático na Vice-Presidência da República, que vai falar sobre a relação comercial entre Brasil e China.

A região Centro-Oeste exerce grande influência no fortalecimento da economia brasileira sendo uma potência produtiva especialmente por meio do agronegócio. Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, divulgados este ano, mostram que Mato Grosso lidera o ranking de exportações no Brasil. Até o mês de maio, o estado movimentou mais de seis bilhões e oitocentos milhões de dólares com exportações de soja e os derivados do grão, cereais, carne e outros produtos.

De acordo com o presidente do CORECON-MT, o economista Evaldo Silva, os debates envolvendo questões macroeconômicas evidenciando o protagonismo da região Centro-Oeste como um polo produtivo no Brasil, é de suma importância. “Após cinco anos sem uma edição desse encontro, vimos a necessidade, neste momento pelo qual o país enfrenta, de grandes desafios para o desenvolvimento, de integrarmos os profissionais de economia, estudantes e também representantes do poder público”, disse Evaldo.

Programação XI ENEOESTE

ENEOESTE – Encontro dos Economistas da Região Centro-Oeste

15/08 (quinta-feira)

19h – Coquetel Abertura

19h30 – Palestra Magna – “As Perspectivas Econômicas de MT” – Governador Mauro Mendes

16/08 (sexta-feira)

8h30 – Palestra “Economia e Política no Brasil de hoje” – Wellington Leonardo da Silva (presidente do Conselho Federal de Economia)

9h30 – Palestra “Bancos de fomento: qual o seu papel no financiamento de longo prazo?” – Luciana Acioly da Silva (Conselheira do Conselho Regional de Economia no Distrito Federal e pesquisadora do IPEA)

10h30 – Palestra “A Nova Teoria do Crescimento Econômico Sustentável e a economia 4.0” – Luiz Carlos Barnabé de Almeida (Vice-presidente da Ordem dos Economistas do Brasil)

14h – Palestra “O Mercado de Capitais e um mundo novo a ser explorado” – Dr. César Bergo (Presidente do Corecon/DF)

15h – Palestra “A representação do Centro-Oeste na Economia Nacional – Jaime Elias Verruck (Secretário do Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso do Sul)

16h – Palestra “Revisando a Economia mato-grossense – Dr. Fernando Tadeu (Economista e professor)

19h – Palestra “Federalismo à Brasileira e suas Consequências: a Importância dos Incentivos Fiscais em MT” – Fernando Vieira (Auditor da Controladoria Geral de Mato Grosso)

20h – Palestra “Relações entre Brasil e China: aspectos políticos e econômicos” (Diplomata Vicente Amaral Bezerra)

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *