Série Encontros com Cinema segue até outubro no Cine Teatro Cuiabá

Sempre às terças-feiras, às 19h30, de agosto a outubro, o Cine Teatro Cuiabá apresenta a série Encontros com Cinema, atividade regular de difusão cinematográfica do espaço cultural. Uma programação especial com filmes que já não se encontram mais no circuito comercial dos cinemas brasileiros, mas ainda encantam os cinéfilos de plantão. Os ingressos custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia), cobrados como taxa de manutenção dos equipamentos. Estudantes da rede pública não pagam ingresso.

Com mais de 75 anos de história, o CTC segue valorizando e divulgando a sétima arte, exibindo projetos cinematográficos que trazem o melhor do cinema a preços acessíveis para a população. O objetivo é formar plateias para filmes que estão distantes do circuito comercial. “Outra finalidade da Sessão de Cinema é estimular a prática social e estabelecer vínculos não apenas com os filmes exibidos, mas também com outros participantes da ação”, explica Flávia Taques, diretora administrativa do Cine Teatro.

Mãe!, do diretor Darren Aronofsky, lançado em 2017, foi o filme que reabriu a série na primeira terça-feira de agosto. Já neste dia 13, será exibido ‘Elena’, da diretora Petra Costa, considerado um dos melhores documentários brasileiros em 2013 e faz o retrato afetivo da irmã da diretora, morta precocemente. Elena viajou para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixando para trás uma infância passada na clandestinidade durante a ditadura militar e uma adolescência vivida entre peças de teatro e filmes caseiros. Também deixa Petra, sua irmã de 7 anos. Entre aulas de atuação e testes de elenco, o que Elena encontra é uma realidade bem diferente da esperada. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: fitas de vídeo, recortes de jornais, diários e cartas. Classificação indicativa de 18 anos e duração de 82′.

No dia 18.08 a exibição fica por conta de O Ódio (La Haine), um filme francês de 1995 em preto e branco, dirigido por Mathieu Kassovitz, do gênero drama, com 98 minutos. É a historia do judeu Vinz (Vincent Cassel), o árabe Saïd (Saïd Taghmaoui) e o pugilista Hubert (Hubert Koundé), que vivem no subúrbio de Paris e encaram diariamente a discriminação e os abusos da polícia. Durante mais um dos corriqueiros confrontos com as forças da lei, Vinz encontra uma arma e jura assassinar um policial caso seu amigo Abdel (Abdel Ahmed Ghili), espancado em interrogatório, morra em decorrência dos ferimentos.

O filme que fecha o mês de agosto é Divino Amor, de Gabriel Mascaro (2019).  Com classificação indicativa de 18 anos, o filme apresenta o Brasil de 2027, quando uma devota religiosa usa seu ofício num cartório para tentar dificultar os divórcios. Enquanto espera por um sinal divino em reconhecimento aos seus esforços é confrontada com uma crise no seu casamento que termina por deixá-la ainda mais perto de Deus. Duração: 99′.

O projeto Encontros com Cinema é uma parceria do Cine Teatro Cuiabá (CTC) com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão & Vivência (PROCEV), Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso. A curadoria é de Diego Baraldi e Ana Maria Souza.

O CTC é um equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT), administrado via contrato de gestão compartilhada pela Associação Cultural Cena Onze.

PROGRAMAÇÃO

13/08 – 19h30 – Elena

20/08 – 19h30 – O Ódio

27/08 – 19h30 – Divino Amor

03/09 – 19h30 – Lady Bird A Hora de Voar

10/09 – 19h30 – O Profissional

17/09 – 19h30 – Uma Longa Viagem

01/10 – 19h30 – Crítico

08/10 – 19h30 – O Som ao Redor

15/10 – 19h30 – Aquarius

22/10 – 19h30 – Bacurau

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *