Carreta da Uber para inspirar meninas chega a Cuiabá

O projeto conta com duas carretas que vão viajar por 18 cidades brasileiras, levando Cinema, Teatro e atividades que apresentam noções de autoestima e de liderança, desenvolvidas em parceria com o Força Meninas e o Code.org. As atividades vão abordar questões sobre a igualdade de gênero para quebrar os estereótipos existentes na tecnologia e incentivar as crianças a acreditarem que não há profissão de menino e profissão de menina, mas que todos são igualmente capazes. A carreta estará de 20 a 23 de Agosto, Orla do Porto, quatro sessões de terça a quinta-feira e duas sessões na sexta-feira. A participação é gratuita e a inscrição pode ser feita no local, antes de cada apresentação. As atividades são voltadas para crianças de 6 a 10 anos, e os meninos também podem participar, para que eles também acreditem que as meninas podem ser o que quiserem.

Legenda: Uma das carretas do Projeto Eu Consigo, que vão percorrer o País. Crédito: Divulgação

O Eu Consigo traz ainda iniciativas para dialogar com pais, mães e professores sobre a importância de incentivar e ensinar Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática para as meninas. Para os educadores, será disponibilizado um material exclusivo com mais de 20 tutoriais online contendo atividades simples e didáticas com temas como resolução de problemas, pensamento lógico e criatividade, que podem ser aplicadas para turmas do 2 ao 5 ano.

Legenda: Uma das carretas do Projeto Eu Consigo transformada em teatro. Crédito: Divulgação

“É sabido que, entre o ensino fundamental e o ensino médio, a autoestima das meninas sofre uma queda três vezes maior do que a dos meninos. Isso afeta, em cheio, a escolha da carreira a ser seguida”, explica Deborah De Mari, fundadora do Força Meninas. “O que esperamos, com o Eu Consigo, é inspirar essas crianças a sonhar alto e dar ferramentas a elas para que sejam capazes de defender suas escolhas no futuro, sejam elas quais forem.”

“Quem usa a Uber para gerar renda como motorista, ou mesmo para se deslocar de um ponto a outro, já consegue perceber como a tecnologia pode ser transformadora para nossa vida. E as oportunidades econômicas geradas pela tecnologia certamente só vão aumentar nos próximos anos. Por isso, queremos com esse projeto ajudar nossas meninas a estarem preparadas desde cedo para impulsionar as mudanças que ainda estão por vir”, afirma Claudia Woods, diretora-geral da Uber no Brasil.

Para Hadi Partovi, fundador e CEO da Code.org, “aprender Ciência da Computação é fundamental para criar a tecnologia que impacta todos os aspectos da nossa vida e é por isso que é essencial que as meninas sejam apoiadas e incentivadas a estudar e entender que elas podem ser parte da formação do futuro”

Confira abaixo a agenda completa do Eu Consigo:

  • Cuiabá – 20 a 23 de Agosto

Para conferir os horários e locais das apresentações, clique aqui. O projeto Eu Consigo é formado pelas caravanas Teatro Móvel e Conexão Cultural, iniciativas aprovadas pela Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cidadania e da Magma Cultura, e patrocínio da Uber.

Serviço: Eu Consigo em Cuiabá

Caravana: Teatro Móvel

Datas: 20 a 23 de Agosto

Horário da sessões: Terça a Quinta – Sessões de Teatro – 8h30, 10h, 14h, 15h30 e Sexta – Sessões de Teatro – 8h30 e 10h

Capacidade por sessão: 32 pessoas

Endereço: Orla do Porto: Av. Manoel José de Arruda, 8810-8838 – Porto, Cuiabá – MT, 78115-305

Sobre a Uber

Uber está transformando a forma como as pessoas pensam e experimentam a mobilidade urbana. Há pouco tempo, a empresa era apenas um aplicativo para pedir carros de luxo em algumas cidades. Hoje, ela é parte da vida de mais de 600 cidades ao redor do mundo. Seja para pedir uma viagem ou um sanduíche, a Uber usa a tecnologia para dar às pessoas o que elas querem e quando desejam.

Para quem dirige utilizando a plataforma, a Uber representa uma forma nova e flexível de gerar renda. A empresa ajuda a fortalecer a economia local e a aprimorar a mobilidade urbana. E isso é só o começo. A Uber está repensando a forma como as pessoas e coisas vão se mover de um lugar para o outro, com projetos de caminhões e carros autônomos.

Sobre a Força Meninas

O FORÇA MENINAS é uma plataforma educativa de liderança pioneira com foco em meninas de 6 a 18 anos, pais e educadores, desenvolvida por comunicólogas, educadoras e psicólogas. Com apenas um ano de existência, já atingiu mais de 33 mil pessoas no ambiente digital e ministrou workshops presenciais para mais de 300 meninas e 200 mães, em São Paulo. O negócio de impacto social pretende atingir 2.000 meninas até 2019, por meio de parcerias com a escolas, iniciativa pública e privada.

Sobre a Code.org

A Code.org é uma organização sem fins lucrativos dedicada a expandir o acesso à ciência da computação em escolas e aumentar a participação das mulheres e das minorias não representadas. Tem a visão de que todo estudante em toda escola deve ter a oportunidade de aprender ciência da computação, assim como aprende biologia, química ou álgebra. Também fornece o currículo mais amplamente utilizado no ensino da ciência da computação nas escolas primárias e secundárias e organiza a campanha anual A hora do código, que já envolveu 10% dos estudantes do mundo todo.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *