1º Simpósio em MT debate violência contra crianças

Cuiabá registrou 98 denúncias de estupro de vulneráveis de janeiro a julho de 2019.

Os dados da Delegacia Especializada nos Direitos da Criança e Adolescente (Dedica) apontam que a cada 48 horas ocorre pelo menos um caso de crime contra crianças com até 14 anos de idade.

Apenas 1% das adolescentes que sofreram sexo forçado procuraram ajuda profissional, segundo o relatório “Um Rosto Familiar: Violência na Vida de Crianças e Adolescentes”, divulgado em 2017 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Em busca de acender um amplo debate e propor métodos para evitar o crescimento da violência sexual infantil, Cuiabá recebe na quinta-feira (22) o 1º Simpósio Quebrando o Silêncio, com o tema Abuso: debater para prevenir.

O evento será realizado a partir das 19h, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, localizado na Avenida André Maggi – Centro Político Administrativo da Capital.

A pedagoga e especialista em Psicoterapia Sistêmica de Família, Casal e Indivíduo, Isabel Passos, fará a palestra principal do evento.

Isabel é terapeuta sexual sistêmica, formada pela Escola de Milão, na Itália, e mestranda em Psicologia Social pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, de Petrolina (PE).

Para participar do 1º Simpósio Quebrando o Silêncio, basta acessar https://www.al.mt.gov.br/institucional/evento/25/visualizar e se inscrever.

É por este link também que, após o evento, será possível emitir o certificado de participação. A entrada para o simpósio são duas garrafas de suco concentrado. Toda a arrecadação será entregue ao Hospital de Câncer de Mato Grosso.

“O assunto é sensível, mas precisa ser discutido. Por isso, convidamos a sociedade em geral, principalmente professores, universitários e profissionais de áreas afins a participarem do simpósio para que juntos possamos atuar no cuidado e preservação das nossas crianças e adolescentes”, destaca a educadora Regená Baptista, coordenadora do projeto em Mato Grosso.

O Quebrando o Silêncio é um projeto educativo e de prevenção contra o abuso e a violência. Desde 2002 é promovido anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em oito países da América do Sul: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

A cada ano um tema é escolhido para ser discutido e abordado com propósito de conscientizar a comunidade, denunciar abusadores e ajudar as vítimas. O tema de 2019 é abuso sexual infantil.

O 1º Simpósio Quebrando o Silêncio é uma iniciativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Assembleia Legislativa, através dos deputados Wilson Santos e Sebastião Rezende.

INSCRIÇÕES:  https://www.al.mt.gov.br/institucional/evento/25/visualizar

ENTRADA: 2 garrafas de suco concentrado. As doações serão entregues ao Hospital de Câncer de Mato Grosso.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *