Portal de Mídias facilita consulta de processos de 2º Grau

O Poder Judiciário de Mato Grosso possui uma eficiente ferramenta de inserção e consulta de informações audiovisuais que ainda é pouco conhecida entre a comunidade jurídica: o Portal de Mídias. A plataforma serve para armazenar mídias dos processos que são digitalizados no 2º Grau e cria um link de acesso a essas mídias no Processo Judicial Eletrônico (PJe).
Conforme explica a diretora do Departamento Judiciário Auxiliar do Tribunal de Justiça (Dejaux), Nil Rosinha Queiroz Bragaglia, o portal foi desenvolvido para incluir as mídias dos processos físicos que são digitalizados quando chegam ao 2º Grau, isto é, ao TJMT e não sobrecarregar o PJe.
Tanto as partes e advogados habilitados no processo quanto os desembargadores que julgam o caso conseguem ter acesso a todas as mídias daquele processo, a exemplo de vídeos de depoimentos de testemunhas, documentos, imagens e outros elementos de mídia.
“É uma plataforma rápida, de acesso simples e que facilita muito a vida de quem utiliza o sistema eletrônico. Ela foi desenvolvida para que o processo fosse inteiramente consultado de forma eletrônica. Quando se pensou na digitalização dos processos criminais, que praticamente todos têm mídia, criou-se o portal justamente pensando em uma maneira de o processo tramitar de uma única forma, sem a necessidade de acesso ao processo físico”, esclarece a diretora.
O link de acesso ao Portal de Mídias fica disponível dentro do processo no PJe, na guia “relatório de mídias”, onde basta clicar para consultar os arquivos.
Trabalho de inclusão – Além de trazer benefícios para advogados, magistrados e as próprias partes que buscam a Justiça, a modernização do Judiciário mato-grossense também perpassa a inclusão social, pois 36 pessoas surdas atuam na digitalização dos processos de 2º grau.
A iniciativa proporciona acessibilidade a pessoas com deficiência no mercado de trabalho, promove o desenvolvimento pessoal e profissional delas e demonstra o papel social do Poder Judiciário.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *