Ministério não repassa doses e vacina está em falta em Cuiabá

Devido à falta de repasses de doses por parte do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá comunica que a vacina pentavalente está em falta em algumas unidades básicas de saúde.

A escassez das doses está atingindo o Sistema Único de Saúde (SUS) de diversos estados do país. Dessa forma, o Ministério explicou por nota técnica emitida aos estados e municípios que a falta da vacina se deu porque 3,2 milhões de doses da pentavalente, produzidas pela empresa indiana Biological, foram interditadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária neste mês de agosto.  Segundo o órgão, o laboratório teria descumprido requisitos de qualidade e isso culminou na solicitação de recolhimento e substituição das vacinas por parte da Organização Pan-Americana de Saúde.

De acordo com a Responsável Técnica de Imunização de Cuiabá, Sandra Horn a previsão é que tudo se normalize em até 40 dias. “O Ministério Informou que estimativa de regularização é até outubro. Isso porque, 9 milhões de doses adquiridas este ano, estão em processo de chegada para posterior distribuição e reabastecimentos das salas de vacinas, incluindo Cuiabá”, frisou Horn.

 A pentavalente protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenza B.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *