Pecuária é o assunto do dia para os produtores de MT

Na Fazenda Miller Brothers, visitada quinta-feira (29.08) pelo grupo de produtores de Mato Grosso que participa da Missão Técnica dos Estados Unidos 2019, três gerações vivem e trabalham na propriedade. A Missão é realizada pelo Sistema Famato/Senar/Imea.

O produtor rural Chris Miller, que também é deputado estadual, opera a fazenda com a assistência de seu pai, Max, e de seus filhos, Max JC e Isaac. Além de Chris, dois outros produtores que são parlamentares também fizeram questão de compartilhar informações e conhecimentos com os mato-grossenses.

Chris Miller conta que passou sua carreira agrícola buscando implementar as melhores práticas econômicas e ambientais e está empolgado em fazer a transição para a agricultura orgânica. Chris está usando culturas de cobertura e pastoreio rotacional para produzir um ambiente mais saudável na fazenda.

Ele está trabalhando para criar um animal de corte mais eficiente. Além de vender carne bovina, Chris é produtor de estoque de sementes para outros agricultores interessados em criar animais que prosperam em um ambiente baseado em forragens.

O Filho de Chris, Max JC Miller, conta que na propriedade são 830 acres (335 hectares), de lavoura e 220 acres (89 hectares), de pastagens e reflorestamento. “Estamos tentando ser bastante eficientes no uso do solo. Fazemos a rotação de cultura com soja, milho e estamos experimentando o trigo”, explica.

O grupo também visitou a propriedade de Steve Foglesong, que já foi presidente da Associação de Gado de Corte de Illinois.  Ele conta que a empresa rural Black Gold Cattle Company começou suas operações em 1994, com um pequeno rebanho em terras arrendadas. Atualmente, é uma empresa próspera, que envolve cria e confinamento de gado de corte. A produtividade do confinamento é de 64%.

O que chamou a atenção do grupo da missão nesta fazenda foi o galpão de confinamento coberto, com o piso de concreto e com uma cobertura de borracha, o que elimina os riscos climáticos e a lama. Essa estrutura aumenta a eficiência do ganho de peso. O prédio do confinamento permite que o gado tome sol durante o inverno e permaneça na sombra durante o verão, eliminando o estresse do desconforto térmico.

Para o pecuarista e presidente do Sindicato Rural de Alta Floresta, Walmir Coco, a novidade na propriedade de Steve foi o piso do galpão de confinamento. “Além disso, tivemos a oportunidade de ver várias alternativas que ele utiliza para baratear seu custo de produção e é isso que todos nós buscamos”.

O presidente do Sindicato de Alta Floresta conta ainda que a desmama aos 11 meses, manejo utilizado por Steve, foi outra coisa que chamou a sua atenção. “Eu comecei a fazer, mas ver que dá certo e funciona é muito importante e me deu mais segurança para continuar o processo”.

Já para o pecuarista e diretor do Sindicato Rural de Arenapolis, Alfredo Souto e Silva Filho, as duas propriedades visitadas são totalmente diferentes. “Mas as duas têm bom aproveitamento de espaço e tecnologias que contribuem com o aumento de produtividade”. Ele acrescenta ainda que visitar estas propriedades e trocar informações com os produtores é uma forma de se capacitar. “Conhecimento e informação são sempre bem-vindos”.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *