Câmara de Cuiabá vai debater estratégias de prevenção ao suicídio

A Câmara Municipal de Cuiabá realiza nesta segunda-feira (02) uma audiência pública para debater estratégias de prevenção ao suicídio e combate a doenças psiquiátricas.
A intenção é promover uma ampla discussão acerca das estratégias e ações que devem ser desenvolvidas pelo Executivo Municipal no que se refere à abordagem deste tema.
A audiência pública será realizada no plenário do Parlamento Municipal a partir das 9 horas desta segunda-feira (02). A medida é fruto de um requerimento aprovado em plenário de autoria da Mesa Diretora da Casa de Leis.
NÚMEROS — Atualmente no Brasil, o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 20 anos, e a sétima na faixa etária de 10 a 14 anos. “Diante desses números alarmantes, o Parlamento Cuiabano não poderia se furtar de realizar este debate. A cada dia que passa vemos registros de casos de suicídio e o Poder Público precisar atuar no sentido de prevenção de forma a combater as principais causas”, pontuou o presidente do Legislativo, vereador Misael Galvão (PSB).
A audiência pública também será realizada em alusão ao “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio. Conforme dados do Ministério da Saúde, o suicídio é um problema de saúde pública que mata, pelo menos, um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que a Aids e muitos tipos de câncer.
Porém, pode ser prevenido em nove de cada 10 casos. O movimento Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção do suicídio, iniciado em 2015, visa sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *