Presidentes de bairro recorrem à Secretaria para solucionar demandas

As lideranças comunitárias de Cuiabá podem contar com um processo menos burocrático na hora de solucionarem questões ligadas à infraestrutura dos bairros da capital.

A Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias (Sarc) foi criada ainda na gestão do então prefeito Mauro Mendes (DEM) e foi fortalecida sob a atual gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

A Sarc, de acordo com o titular da pasta, Joanil Costa, tem a função de ser um elo do executivo municipal com os movimentos sociais, que envolvem associações de moradores e outras.

Além disso, o trâmite para solução de demandas é menos burocrático, uma vez que elas chegam diretamente ao gabinete do prefeito, entregando resultados a curto, médio prazo.

“O Emanuel determinou que quer uma gestão popular, participativa, onde a sociedade, principalmente, as que moram nos bairros mais carentes, tenham uma maior presença gestão”, disse.

Dentre as demandas recebidas pela Secretaria, as principais são sobre infraestrutura, como serviços de tapa-buraco, asfalto, reforma de praças e outras áreas.

Segundo Joanil, grande parte das obras que está sendo feita nas unidades de saúde, foi reivindicada pelos presidentes de bairro.

“Temos uma situação de uma escola no bairro Canjica onde foi reconstruído uma escola. Isso é um trabalho da associação [de moradores] através de uma solicitação da presidente com a vista do prefeito no local. Já era uma situação que vinha se arrastando desde a gestão passada e a escola estava condenada. A parir daí o prefeito assumiu o compromisso de reconstruir a escola”, explicou.

A Secretaria ainda conta com o projeto “Prefeito No Meu Bairro”. Todo sábado é agendada um reunião entre os moradores e presidentes de bairro de uma determinada região da cidade.

“O prefeito vai in loco e faz alguns levantamentos de demandas e aquilo que é possível ser feito, como ele já vai acompanhado do secretariado , já é dado autorização pra resolver. É um projeto que tem dado muito resultado para a população”, afirmou.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *