Vida Plena desafia servidores a pensar em qualidade no trabalho

O que é qualidade de vida no trabalho para você? Esse foi o questionamento feito pela equipe do programa “Vida Plena – MPMT pensando em você” aos participantes do quinto encontro de integração realizado na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Cuiabá, nesta quarta-feira (28). A ideia é estimular a reflexão dos integrantes do Ministério Público de Mato Grosso e levantar subsídios para o desenvolvimento da iniciativa. Tudo o que tem sido apresentado nas reuniões e as respostas à pesquisa no encerramento da atividade servirão de base para a definição de estratégias do programa.

Por meio de dinâmicas e atividades interativas, a equipe do Vida Plena busca, além da interação, ouvir as opiniões e reivindicações dos colaboradores, como também identificar pontos fortes e fracos da instituição, oportunidades de melhoria e ameaças. Conforme o procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, José Antônio Borges Pereira, o Vida Plena pretende, em um cenário mais amplo, o envolvimento de todos para promover justiça e cidadania. “Essa semana estivemos em Rondonópolis e agora aqui, com mais um grupo da PGJ. É importante ter esse envolvimento para aproximar colegas que muitas vezes não se conhecem, afinal, hoje temos cerca de 2 mil pessoas trabalhando dentro do Ministério Público”, disse.

O chefe do MPMT ponderou que a integração, uma das frentes de atuação do programa, é fundamental para a instituição. “Todo mundo aqui tem a sua importância, seja na atividade-meio ou na atividade-fim. Existe uma organicidade e uma interdependência, daí a necessidade de que as pessoas se sintam bem no ambiente de trabalho”, afirmou, destacando o respeito, a valorização e o envolvimento como primordiais para o bom funcionamento da engrenagem.

Para a estagiária Amanda Maria Tavares Maniezzo, que trabalha no gabinete da procuradora de Justiça Eliana Ayres, a manhã foi de muita interação entre os participantes e de reflexão sobre coisas boas e ruins no ambiente de trabalho. “Acredito que o foco seja a proposição de melhorias no futuro, portanto considero uma excelente iniciativa”, opinou. Compartilhando do mesmo pensamento, o gerente de Desenvolvimento e Projetos do Departamento de Planejamento e Gestão (Deplan), Alex Magalhães Dias, reforçou que o trabalho desenvolvido pelo programa é importante. “Não só no dia de hoje, porque na verdade é um conjunto de atividades que propiciam ouvir os integrantes da instituição, para que isso possa ser revertido em ações que melhorem a qualidade de vida no trabalho”, considerou.

Frentes de atuação – Na abertura do encontro, a promotora de Justiça auxiliar do PGJ Hellen Ulliam Kuriki destacou que o objetivo do programa é fomentar e coordenar projetos e ações voltadas a valorização da vida dos integrantes da instituição. Ela lembrou também que o Vida Plena está dividido em quatro frentes de atuação. A primeira é ambiente de trabalho, que consiste na melhoria dos espaços físicos e revitalização de áreas comuns. A segunda é integração, que pretende aproximar ainda mais membros e servidores, com ações também no interior de Mato Grosso. A terceira frente é a saúde do trabalhador, que visa a promoção de medidas voltadas à saúde e ao bem-estar do público interno. Já a quarta se refere à promoção de campanhas de comunicação e realização de eventos comemorativos para informar os integrantes, estimular a confraternização e fomentar o debate sobre temas de interesse público.

Participaram das atividades as equipes do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), Diretoria-Geral, Departamento de Imprensa e Comunicação Social, Controle Interno, parte do Deplan e das procuradorias de Justiça Especializadas. O próximo encontro será na sexta-feira (30), com Departamento de Gestão de Pessoas e procuradorias Cíveis. Ainda estão previstos outros dois grupos, para o início de setembro.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *