Meteorologia aponta chuva para Cuiabá ainda neste domingo

A previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cepetc) aponta 80% de chance de chover em Cuiabá, após 110 dias de seca, ainda neste domingo (1º). Segundo a previsão, a chuva deve cair na Capital entre o período da tarde e a noite.

No entanto, não deve ser registrado grande volume de chuva, que deve ficar na casa dos 67 milímetros.

A umidade relativa do ar, que nos últimos tempos têm registrado índices do deserto do Saara, mesmo com a chuva que pode cair em Cuiabá, não vai aumentar muito e deve variar entre 13% e 41%, bem distante do ideal para a saúde humana, que é de 60%.

A orientação para esses dias de baixíssima umidade do ar, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é de muita ingestão de líquidos, principalmente água, usar baldes de água e toalhas encharcadas dentro de casa e no trabalho e ainda evitar exercícios físicos nos horários de temperatura mais elevada, geralmente entre às 10 horas e 17 horas.

Ainda segundo a previsão do Cepetec, apesar da possibilidade de chuva, as altas temperaturas não devem dar descanso aos cuiabanos. O calor continua predominando na Capital, quando a manhã de domingo já registrava 20 graus por volta das 4 horas da manhã. A temperatura deve continuar em elevação até às 17 horas, quando o termômetro marca a máxima prevista para hoje de 36 graus. Após esse horário, já durante a noite, o calor se mantém e fica na casa dos 30 graus.

Com as queimadas consecutivas que andam acontecendo na Capital e na região, a umidade do ar cai ainda mais e a sensação de calor aumenta muito, prejudicando a respiração, podendo fazer com que a população passe mal, além de sofrer com a temperatura sentida, que pode ser muito mais alta do que a registrada pelos termômetros.

Para o restante da semana, até a sexta-feira (06) o calor predomina e a temperatura varia entre a mínima de 22 graus e a temperatura máxima pode chegar a 40 graus. Segundo o Cepetec, não há previsão de chuva para a semana. A umidade relativa do ar pode chegar a 9% na quarta-feira (04).

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *